• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

micosesVerão, calor e umidade, a receita perfeita para o surgimento de micoses. Nessa época do ano a gente sua mais e isso favorece a proliferação dos fungos. Mas você sabe o que é a micose? Quem explica é a dermatologista e consultora do Bem Estar Márcia Purceli: “micose é uma infecção causada por fungos que atingem a pele, as unhas e o couro cabeludo”.


É normal as pessoas classificarem tudo como micose, mas não é bem assim. Na micose, a pele descama porque o fungo se alimenta de queratina presente em nossa pele, unhas e cabelos. O tratamento é feito por 30 dias com uso de antimicótico.

Suar excessivamente ou trabalhar em um ambiente quente e úmido, andar descalço em lugares úmidos, como ginásios, vestiários e chuveiros, má circulação sanguínea e lesões ou infecções nas unhas contribuem para o desenvolvimento da infecção.

Tem como evitar a micose?
Secar-se sempre muito bem após o banho, principalmente nas dobras, como virilhas e dedos dos pés.
Evitar andar descalço em locais que sempre estão úmidos, como vestiários, saunas e lava-pés de piscinas.
Não ficar com roupa molhada por muito tempo.
Não usar calçado fechado por longo período.
Evitar roupa quente e justa e aquela feita em tecido sintético.
Pano Branco


O pano branco, ou ptiríase versicolor, é um tipo de micose que muita gente acha que tem relação com a praia, mas não tem. Para começar, ele não é contagioso.

Ele é causado por um fungo que temos no couro cabeludo. Como no verão a pele fica mais oleosa, ela fica mais propícia para o fungo. Ele não penetra na pele, mas se alimenta da queratina e por isso inibe a formação da cor. Para tratar, shampoo antimicótico por um mês.

Apesar do nome pano branco, nem sempre as manchas ficarão brancas. Isso depende da cor da pele de cada um.

 

Bem Estar