• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

A hipersensibilidade dentinária (HD) é uma queixa frequente nos consultórios odontológicos e é definida como dor aguda e de curta duração em resposta a algum estímulo que não pode ser atribuída a outra patologia.

A HD impacta negativamente na qualidade de vida e prejudica o desempenho de atividades cotidianas, como falar, comer, beber e escovar os dentes e também nas emoções, interação social e autopercepção dos indivíduos afetados. Algumas pessoas apresentam HD com maior frequência, dentre elas as que apresentam hipomineralização molar-incisivo. A hipomineralização molar-incisivo (MIH) é um defeito do esmalte dentário que afeta primeiros molares permanentes e também pode afetar incisivos permanentes.

Os dentes acometidos por esse defeito apresentam manchas delimitadas com a coloração branca, amarela ou marrom. De acordo com estudos realizados pelo Programa de Pós-Graduação em Odontologia da Universidade Federal do Piauí, cerca de 1 a cada 6 crianças apresenta MIH (Prevalência de 18,4%) e 3 em cada 10 pacientes com MIH sofrem com a hipersensibilidade dentinária (HD). Dentes com MIH apresentam HD com maior frequência e isso ocorre porque o esmalte dos dentes com MIH é menos mineralizado e mais poroso, características que o tornam hipersensível.

A eficácia da escovação dentária diminui com o aumento da HD, portanto indivíduos com HD apresentam maior risco de desenvolvimento de cárie dentária e outras patologias.

É importante investigar a HD em dentes com MIH porque o tratamento desses dentes visa proporcionar uma higiene bucal adequada e melhorar a saúde bucal dos indivíduos afetados. A seleção do tratamento dependerá da severidade da HD e do número de dentes envolvidos. Em todos os casos, são recomendadas reavaliações regulares.

É importante que a MIH e a HD sejam diagnosticadas precocemente, visando a prevenção e a minimização dos danos. Para esses pacientes recomenda-se cuidado redobrado com a higiene bucal e as visitas ao dentista devem ser mais frequentes.

dentes

Camila Rêgo Nery de Castro, CRO-PI: 4167

IMAGENS, FONTE: Clínica odontológica infantil UFPI