• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

Durante as festas de final de ano, muitas pessoas tiram um tempo para pensar em tudo o que aconteceu no período que está terminando e começar a fazer planos para o ano que se aproxima. Nesse momento é comum surgir uma sensação de tristeza, angustia e até depressão. Alguns porque não alcançaram algum objetivo desejado, outros pelas situações que vivenciou ao longos dos últimos 12 meses. E nesse momento, o clima festivo é mais complicado de ser encarado.

Por causa disso, o site especializado Health preparou uma lista de como lidar com os momentos que podem trazer angústia. Confira:

1. Planeje-se
Segundo especialistas, é importante focar em si mesmo durante esse período e descobrir como cuidar das suas necessidades. Para isso, é necessário criar rotinas que visam restaurar o seu ânimo e aliviar a tensão. Escolha atividades que goste de fazer, como ler um livro ou assistir uma série divertida, e coloque na sua agenda como se fosse compromisso (só que é com você mesmo!).

“Descubra as coisas pequenas que vão te ajudar a suportar os feriados de final de ano e faça delas sua prioridade”, orienta o psiquiatra John Sharp, do Beth Israel Deaconess Medical Center, nos Estados Unidos.
2. Evite conflitos familiares
Todo mundo sabe que reunir a família em um só lugar pode ser a receita perfeita para um desastre. Mas existem algumas maneiras de preservar a sua sanidade durante esses momentos. Caso se veja em uma situação de conflito, pense em respostas neutras que não vão jogar mais lenha na fogueira como “podemos falar disso em outro momento” ou “entendo o que você quer dizer”.

Caso não dê certo, se ofereça para ajudar na cozinha ou vá brincar com as crianças – qualquer coisa que possa te afastar do conflito. Vale a pena também convidar um amigo próximo com quem você possa conversar em situações como essa.

3. Foque nas pessoas boas
Já falamos aqui que reuniões de família podem ser difíceis, especialmente quando não gostamos muito de algum parente. Mas é importante deixar de lado esse sentimento e pensar nas pessoas bacanas com quem poderá compartilhar mais um final de ano. “É aí que devemos colocar nossa energia”, diz o psicólogo Scott Bea, da Cleveland Clinic, nos Estados Unidos.
4. Não tente ser perfeito
Muitas pessoas acabam se estressando ao tentar fazer das festas de final de ano algo perfeito. Outras tentam parecer perfeitas para evitar as críticas. Nada disso fará bem porque a perfeição não existe. Então, apenas tente não se concentrar tanto em si mesmo – e nos seus problemas – e busque pensar que existem pessoas em uma situação mais difícil que a sua a quem você pode ajudar.
“Quando você tira os olhos de si mesmo e se concentra naqueles que têm muito menos do que você, não pode ficar deprimido. Aprendi a ser grato pelas bênçãos que recebi e recebi muito”, conta Debbie Thurman, 57 anos, que sofreu com depressão há alguns anos.

5. Não tenha medo de sofrer
As festas de final de ano também podem ser um momento de tristeza para quem perdeu um parente querido recentemente. Por isso, não tente fingir que está tudo bem. Fale sobre os seus sentimentos, busque apoio e não tenha vergonha de sentir falta de alguém nessas ocasiões. “Todos os sentimentos são um sinal de que você é humano e reflete onde está no seu processo de cura”, comenta Deborah Jonsson, Avow Hospice, nos Estados Unidos.

6. Durma
Na correria dos preparativos, é comum deixarmos de lado o sono para conseguir dar conta de tudo. Mas para quem tem depressão isso pode ser perigoso. Estudos mostram que há uma ligação entre dormir pouco e depressão, portanto, seja extremamente cuidadoso com o seu sono.

Procure ir para a cama e acordar nos mesmo horário todos os dias e não coma demais ou se exercite próximo da hora de dormir. Também evite atividades que possam interferir na qualidade do seu sono, isso inclui evitar o celular depois de deitar.
7. Limite o contato com as redes sociais
Muitos de nós sabemos que a felicidade nas redes sociais é apenas uma fachada. Mas, ainda assim, acabamos nos deixando afetar por essa falsa alegria, portanto, mantenha pouco contato com as mídias sociais – isso inclui a TV com seus comerciais de famílias perfeitas no Natal.

8. Peça ajuda
A depressão pode fazer com que a pessoa se afaste de quem mais gosta por medo de ser um incômodo, mas é possível que essas pessoas estejam apenas esperando ser procurados para conversar. E desabafar com eles pode trazer muitos benefícios.

9. Se exercite
É cientificamente comprovado que a prática de atividade física melhora o humor. Então, não importa o quão agitada esteja a sua rotina neste final de ano, não deixe de se exercitar. “Saia e faça alguma coisa. Isso também ajuda a gastar as calorias dos alimentos gordurosos e açucarados das festas de final de ano”, orienta Jeffrey Greeson, professor de psiquiatria da Universidade Duke, nos Estados Unidos.


10. Saia ao sol
Algumas pessoas podem sofrer de depressão sazonal, condição que afeta a pessoa durante as mudanças de estações. Especialistas indicam que para esses pacientes, uma caminhada sob a luz do sol pode fazer muito bem. Aliás, se expor por pelo menos 30 minutos diários à luz do sol faz bem para todo mundo, não é mesmo?


11. Tenha outros planos
Não foque todas as suas atividades em prol das festas de final de ano. Tenha planos não relacionados às comemorações, faça algo por você. Sai com seus amigos, vá ao cinema ou ao parque sem pensar que o ano está acabando.

12. Concentre-se no que realmente importa
Um dos problemas mais comuns do final de ano é o endividamento. Mesmo sem caber no orçamento, muitas pessoas compram presentes para todo mundo. Isso é problemático para o seu psicológico e o seu financeiro.

Não tenha medo de dizer “não” para um presente para aquela prima que você vê só uma vez por ano. Os amigos e familiares mais próximos podem sim receber presentes que você mesmo fez. Ou você pode apenas se concentrar na companhia deles e aproveitar cada segundo das comemorações para compartilhar ao lado deles. Considere resgatar os jogos de tabuleiros e brincadeiras bobas da infância. Tudo isso vai criar lembranças muito mais divertidas e duradouras do que o presente.

13. Controle a boca
Comidas deliciosas. Bebidas para todos os gostos. O que não falta nas festas de final de ano são delícias para se empaturrar. Por isso é importante manter o controle sobre a boca. Não adianta nada comer e repetir tudo que está na mesa se depois você vai se arrepender e se sentir culpado por exagerar.

O mesmo vale para a bebida. O álcool pode intensificar suas emoções e deixá-lo se sentindo pior quando seu efeito desaparecer.

14. Não assuma compromissos
Se você realmente sentir que não vai ficar bem durante as reuniões de família, simplesmente não vá. Se for importante para você celebrar de alguma forma, pense em maneiras de ajudar alguém – existem muitos programas de voluntariado criados especialmente para essa época do ano. Você ainda pode viajar e conhecer um lugar novo.

 

Veja