• hospital-de-olhos.jpg
  • prefeutura-de-barao.jpg
  • roma.png
  • vamol.jpg

O Ministério da Saúde anunciou nesta sexta-feira (13) que o Brasil ultrapassou a meta esperada de cobertura vacinal contra o sarampo e atingiu, até o momento, 99,4% do público alvo.

O resultado é o melhor desde 2015 (veja o gráfico abaixo), mas a pasta alerta para oito estados e o Distrito Federal que ainda não conseguiram alcançar o mínimo de 95% das crianças vacinadas antes de completar um ano de idade.

O ministério destacou a intensificação das ações de vacinação e as Campanhas Nacionais de Vacinação contra o sarampo como importantes para o aumento da cobertura.

Há dois meses, o Brasil registrava a mais baixa cobertura vacinal para a tríplice viral dos últimos cinco anos, 57,19%. De acordo com um boletim divulgado pelo Ministério da Saúde em 15 de outubro, em todas as regiões do país a cobertura não chegava aos 70%. No total do Brasil, o número era de 57,19% .

Surto no Brasil

O número de registros confirmados de sarampo no país já soma 10.429 casos desde o início de 2019. As confirmações foram feitas por análise laboratorial (79%) ou critério clínico (21%). Os dados foram divulgados nesta quinta-feira 7 de novembro no mais recente boletim do Ministério da Saúde.

Confira os números, desde janeiro:

49.613 casos suspeitos
10.429 casos confirmados (21%)
19.647 descartados
19.537 ainda são investigados
14 mortes (há o registro de uma 15ª vítima, que ainda não consta no balanço oficial do Ministério)
São Paulo lidera, com 5.123 casos; seguido por Paraná (227), Rio de Janeiro (70) e Minas Gerais (67).
Quem deve tomar a vacina contra o sarampo?
Quem ainda não tomou as duas doses da vacina na infância e na adolescência
Quem não tem certeza se já tomou as duas doses deve tomar uma dose extra
Vacina em duas doses
Para ter proteção contra o sarampo, é necessário ter tomado duas doses da vacina a partir do primeiro ano de vida, alerta a infectologista Suzi Berbert.

A prática mais comum hoje é vacinar as crianças pela primeira vez aos 12 meses e voltar para a segunda dose já aos 15 meses. A vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola, é oferecida gratuitamente durante todo o ano pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Doença altamente contagiosa
O sarampo é uma doença altamente contagiosa que pode evoluir para complicações e levar à morte;
Os principais sintomas são febre, manchas avermelhadas na pele do rosto e tosse persistente;
A prevenção da doença é feita por meio da vacinação, e os especialistas reforçam que não há relação entre a vacina e o autismo.

 

G1