• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

hpvUm assunto sério, mas que nem todo mundo dá importância: a vacina contra o HPV. O HPV (papilomavírus humano) é responsável por 99% dos casos de câncer de colo de útero, o terceiro mais frequente entre as mulheres no Brasil.

São mais de 100 tipos de vírus. Treze são considerados de alto risco e podem causar câncer de ânus, vulva, vagina e de pênis.

A medida mais eficaz para prevenção contra o HPV é a vacina. Ela é distribuída gratuitamente pelo SUS e é indicada para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos. Entretanto, só um em cada cinco meninos tomou a vacina contra o HPV.

Outra forma de prevenção é a camisinha. Ela diminui em 80% a transmissão do HPV.

Transmissão
O HPV é altamente contagioso e é transmitido, principalmente, durante a relação sexual sem proteção. O contágio também pode ocorrer através do contato oral-genital, genital-genital ou menos manual-genital.

Sintomas
A infecção não apresenta sintomas na maioria das pessoas. As manifestações da infecção pelo HPV costumam ser mais comuns em gestantes e em pessoas com imunidade baixa.

Pode acometer vulva, vagina, colo do útero, região perianal, ânus, pênis (geralmente na glande), bolsa escrotal e/ou região pubiana. Menos frequentemente, pode estar presente em áreas extragenitais, como conjuntivas, mucosa nasal, oral e laríngea.

 

G1

Foto: Arte/TV Globo