• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

A aplicação de produtos antitranspirantes não é a única medida para evitar a transpiração excessiva. Embora isso permita minimizá-la, é importante implementar outras recomendações que ajudem a manter a pele fresca.

É verdade que é um distúrbio que se desenvolve de maneiras diferentes em cada pessoa. No entanto, todo mundo tenta fazer um tratamento, já que a umidade que produz muitas vezes provoca maus odores e desconforto ao usar alguns tipos de roupas.

De fato, em muitos casos, é motivo de problemas de insegurança e autoestima, uma vez que o sintoma dificulta as relações no campo social e sentimental. Entretanto, como podemos minimizar esse problema? A seguir, analisamos algumas de suas causas e uma série de dicas.

Por que ocorre a transpiração excessiva?
A transpiração excessiva, um distúrbio conhecido em termos médicos como hiperidrose, se desenvolve pela falta de controle na atividade das glândulas sudoríparas. Elas são responsáveis ​​pela regulação da temperatura corporal quando, por algum motivo, ela se eleva acima do normal.

Como o sistema nervoso intervém em seu funcionamento, o sintoma pode ocorrer diante de episódios de nervosismo e ansiedade. No entanto, elas também desenvolvem hiperatividade devido a outros fatores e podem produzir excesso de líquidos. Aliás, isso pode ocorrer mesmo estando em repouso.

Algumas causas relacionadas à transpiração excessiva são:

Desequilíbrios na atividade de hormônios, como na gravidez e menopausa
Funções descontroladas da glândula tireoide
Aumento dos níveis de açúcar no sangue (diabetes)
Doenças do sistema nervoso
Condições respiratórias e cardiovasculares
Sobrepeso e obesidade


Quais são os sintomas de transpiração excessiva?
O suor excessivo geralmente aparece em partes do corpo que concentram mais glândulas sudoríparas: axilas, mãos, costas, etc. Geralmente, todas as pessoas liberam esse fluido fazendo algum tipo de força física ou sendo expostas a ambientes quentes. No entanto, pacientes com hiperidrose a apresentam de forma mais crônica.

A transpiração aparece de repente, mesmo sem uma causa aparente. Alguns de seus principais sintomas são:

Mãos e pés molhados
Transpiração que ensopa as roupas
Maceração e manchas na pele
Descoloração da região afetada
Maus odores corporais


Dicas infalíveis para evitar a transpiração excessiva
Quando a transpiração se torna um problema crônico, a melhor indicação é consultar o médico para determinar sua origem e que tipo de tratamento é necessário. No entanto, independentemente disso, existem algumas dicas gerais que podem ajudar a evitar a transpiração excessiva.

Manter uma higiene adequada
Os hábitos de higiene não podem impedir a transpiração excessiva, mas são decisivos para que não apresentem odores desagradáveis. Por esse motivo, os pacientes com hiperidrose devem tomar banho diariamente, até duas vezes por dia, para manter a pele livre de bactérias.

Dica:
Use sabonete apenas uma vez por dia. No segundo banho, é melhor optar por uma esponja esfoliante suave. Isso impedirá que os poros entupam.


Escolha a roupa apropriada
O uso de roupas feitas de materiais sintéticos, como nylon e poliéster, piora a situação da transpiração. Como não são respiráveis, retêm a umidade e podem aumentar os problemas de temperatura e odor.

Dica:
Sempre que possível, opte por roupas feitas de materiais naturais, como algodão. Assim, ao permitir que a pele “respire”, o corpo fica mais fresco.
Prefere produtos naturais? Então leia: Prepare seu próprio desodorante natural com estas fórmulas caseiras

Aumentar o consumo de zinco pode evitar a transpiração excessiva

Alimentos que contêm zinco, bem como gotas e suplementos em cápsulas, contribuem significativamente para evitar a transpiração excessiva.

Este mineral essencial revitaliza as enzimas do sistema imunológico responsáveis ​​pela hidratação da pele. Portanto, a segregação de fluidos irá para um segundo plano.

Dica:
Incorpore sementes, chocolate amargo, gérmen de trigo e legumes à dieta. Se você consome pouco zinco, compre-o em comprimidos.
Excluir alguns alimentos da dieta
Embora pareça não ter nada a ver com isso, a dieta afeta muito o surgimento desse sintoma. Comer alguns alimentos estimulantes ou irritantes aumenta a tendência a sofrer transpiração excessiva e maus odores corporais.

Dica:
Limite a ingestão de especiarias, cebola, alho e cafeína. Além disso, tente evitar álcool e excesso de sal.
Escolha um desodorante adequado para evitar a transpiração excessiva
No mercado existe uma ampla variedade de produtos desodorantes e antitranspirantes que neutralizam a transpiração. No entanto, para ser eficaz, é essencial escolher o mais apropriado. Algumas apresentações contêm aditivos químicos e fragrâncias que produzem irritação e mais odor.

 

melhorcomsaude