• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

Você sabe qual a relação entre a doença cardíaca e o declínio cognitivo? A causa dos dois problemas é a mesma: aterosclerose – o entupimento dos vasos por gordura.

Mas o que é a aterosclerose? É a formação de placas de gordura nas paredes das artérias. No infarto, a gordura entope as artérias coronárias que nutrem o coração. O músculo deixa de receber o sangue e suas células começam a morrer.

Na doença cerebrovascular, os vasos que levam sangue para o cérebro entopem e a redução de fluxo sanguíneo afeta várias áreas, o que leva ao déficit cógnito, conhecido por “demência vascular”.

Veja os sinais do déficit cognitivo:

Falta de memória
Alteração no pensamento
Falta de compreensão
Dificuldade para fazer cálculo
Desorientação
Dificuldade de aprendizado
Alteração na linguagem
Alteração no julgamento
A pessoa não tem comprometimento da consciência


Esses sintomas podem vir acompanhados de alteração na fala, incapacidade de reconhecimento, dificuldade na realização de atividade motora e incapacidade de planejamento.

Fatores de risco
Tabagismo
Estresse
Diabetes
Obesidade
Como prevenir a aterosclerose?

Tudo o que você faz de bom para o seu coração, você também está fazendo para o cérebro. Praticar atividade física, não fumar, ter uma alimentação saudável, controlar a pressão e controlar os níveis de triglicérides. Tudo isso pode ajudar a prevenir a aterosclerose.

 

G1