• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

caxumbaO número de casos de sarampo avança no país. E agora, começam a aparecer também os casos de caxumba. Mas existe ligação entre as duas doenças? A resposta é sim!

Quem explica é a infectologista Rosana Richtmann. "A vacina que protege contra as duas doenças é a tríplice viral (que também protege contra o vírus da rubéola). Se as pessoas não se protegem, os vírus voltam a circular".

Todas as pessoas devem tomar duas doses da vacina tríplice viral durante a vida. Ela faz parte do Calendário Nacional de Vacinação e pode ser tomada em qualquer posto de saúde gratuitamente.

O que é a caxumba?

A caxumba é uma doença provocada por um vírus da família paramyxovirus caracterizada principalmente pelo inchaço das glândulas que produzem saliva que ficam nas laterais do pescoço, abaixo da mandíbula.

Os sintomas são mais intensos nos adultos que nas crianças. Os mais característicos são: inchaço e dor nas laterais do pescoço, logo abaixo do maxilar. Outros sintomas também podem aparecer, como náusea, vômito, pancreatite, rigidez na nuca e dor de cabeça. O diagnóstico é basicamente clínico.

A transmissão ocorre pelo contato direto com as secreções das vias áreas da pessoa infectada, a partir de dois dias antes até nove dias depois do aparecimento dos sintomas.

A caxumba não tem tratamento. A pessoa deve ficar em repouso enquanto durar a infecção e se alimentar bem. A pessoa pode ter caxumba mais de uma vez na vida.

 

G1/Bem Estar