• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

Há o risco de quebrar o pescoço ao estalar essa parte do corpo? Sim, segundo o ortopedista Márcio Schiefer, professor-adjunto de ortopedia da Faculdade de Medicina da UFRJ. "Eu, inclusive, já tive um paciente que tinha um tique nervoso de estalar sempre o pescoço. Ele estalou tantas vezes que teve fraturas de várias vértebras. Não foram graves, foram fraturas do processo espinhoso das vértebras. Ele precisou ser medicado por um psiquiatra e se tratar com medicamentos para parar de estalar o pescoço para que as fraturas pudessem se consolidar", afirma.

 
Mania de estalar o pescoço pode causar AVC? Sim. O ortopedista explica que não é corriqueiro, mas é possível. Isso pode ocorrer porque quando se tenta estalar o pescoço, ele não estala necessariamente, mas sofre um movimento brusco em suas estruturas. Entre essas estruturas estão não apenas os nervos, mas também as artérias, que vão para o crânio “ligar o cérebro”. Se essas artérias sofrem uma angulação abrupta, elas podem causar dano na camada interna e esse dano pode levar a um AVC, segundo Schiefer.


Existe algum tipo de estalo que requer mais atenção? De acordo com o professor da UFRJ, é preciso ficar atento aos estalidos acompanhados de dor. Ele explica que os estalidos podem acontecer por deslizamentos de superfícies ósseas ou cartilaginosas irregulares. Ou seja: um paciente que tem um desgaste da cartilagem, chamado de artrose, pode sofrer esse atrito, o que provoca estalido e dor. "É muito comum no joelho", diz.


Há malefícios em estalar o corpo com frequência? Estalar os dedos com frequência, por exemplo, pode ser um tique nervoso, alerta o médico. "Pode ser a manifestação de um problema psicológico, uma compulsão. O ideal é que se investigue isso com um psiquiatra", afirma. Segundo ele, caso a pessoa não tenha uma compulsão, o fato de uma articulação produzir barulho não faz mal, a não ser quando a articulação é dobrada ao máximo. "Estalar os dedos, por exemplo, requer que dobre a articulação ao máximo e isso pode sim fazer mal. Nas articulações da coluna, esse estalido preocupa mais porque alguns pacientes podem ter o estalo acompanhado de uma contratura muscular, já que a musculatura pode contrair muito forte. Isso merece cautela", diz.


Estalar de forma incorreta pode trazer problemas? Sim, estalar de forma incorreta pode fazer mal, de acordo com Schiefer. "Não sei se existe uma forma correta de estalar, porque não é recomendável que se faça, mas o fato é que o estalo não pode ser seguido de dor. Se isso acontece, algo está errado", explica
Estalar de forma incorreta pode trazer problemas? Sim, estalar de forma incorreta pode fazer mal, de acordo com Schiefer. "Não sei se existe uma forma correta de estalar, porque não é recomendável que se faça, mas o fato é que o estalo não pode ser seguido de dor. Se isso acontece, algo está errado", explica.

 
Qual a dica para quem tem o costume de estalar e quer parar? A dica é procurar ajuda médica, segundo Schiefer. Ele orienta a consulta com um psiquiatra, médico que trata comportamentos compulsivos.

 
Por que alguns fisioterapeutas utilizam esse recurso em tratamentos? O professor da UFRJ afirma que é porque o estalido articular causa conforto nos pacientes. "A maior parte dos pacientes se sentem relaxados, aliviados, mas, particularmente, acho que existem outros métodos de obter esse relaxamento sem esse tipo de recurso. Estalar as articulações não é um método que eu recomendo", diz.


Por que estalar o corpo faz barulho? Estalar uma articulação provoca barulho por diversos motivos, de acordo com Schiefer, sendo o mais comum o ruído produzido pelo líquido sinovial. Ele explica que as articulações têm uma fina camada de líquido sinovial em quantidade suficiente para lubrificar as articulações. Mas, quando se dobra o dedo, por exemplo, ou outra articulação com força, esse líquido que estava espalhado acaba sendo represado. Esse deslocamento rápido do líquido é o que provoca o "cleck", o estalido.


Quais são os outros motivos? O deslocamento de ligamentos e tensões, segundo o ortopedista. Os ligamentos ficam esticados. Quando há um movimento brusco, esses ligamentos podem deslizar sobre um osso ou uma articulação, provocando o som. Algo similar ocorre sobre os tendões, explica o médico. "Isso não é tão comum mas pode acontecer", ressalta.

 

r7