• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

Idosas com baixa quantidade de massa muscular têm até 63 vezes mais chances de morte do que aqueles sem essa condição. Entre os homens, a mortalidade é 11,4 vezes maior. Os dados são do estudo realizado pela Universidade de São Paulo (USP), publicados no Journal of Bone and Mineral Research.

Como foi feito o estudo

As análises começaram em 2005, com a seleção de 1.025 pessoas. Foram feitos exames de sangue e de composição corporal por densitometria, além de responderem a questionários.

De 2010 a 2012, elas foram convocadas para uma nova amostragem. Porém, somente 839 retornaram - pois 15,7% do total já havia falecido. Assim, os pesquisadores começaram a comparar os dados entre os participantes vivos e aqueles que já haviam morrido para entender quais motivos os levaram a óbito ou a sobreviver.

Resultados

As conclusões mostram que a pouca massa muscular é um forte indicativo de maior risco de morte entre os idosos. Dos 132 participantes falecidos, mais de 43% morreram devido a problemas cardiovasculares. Eram mais velhos, sedentários ou praticavam pouca atividade física e tinham menor massa muscular.

O envelhecimento ocasiona naturalmente a perda de massa muscular, além de possíveis doenças crônicas que aceleram essa redução - como Parkinson e Alzheimer. A ausência de músculos deixa o indivíduo mais frágil e, assim, mais suscetível a quedas fatais e demais doenças que podem resultar em morte.
Homens têm o risco de morte dobrado a cada aumento de 6 cm da gordura abdominal. Já em mulheres as chances de morte aumentam na menopausa, pois nesta fase a mulher tende a perder mais músculos que pessoas do sexo masculino.

Como prevenir a perda de massa muscular

A perda progressiva de massa muscular relacionada ao envelhecimento é chamada de sarcopenia. Essa condição atinge mais de 46% dos idosos acima dos 80 anos, segundo a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia.

A massa muscular é essencial para manter:

Equilíbrio Postura Movimentos do corpo Níveis de glicose no sangue regulados Temperatura corporal adequada Produção de hormônios que ajudam a comunicação entre órgãos sobre possíveis inflamações


Para prevenir a sarcopenia, é preciso praticar exercícios físicos - com foco especial em exercícios para fortalecimento muscular, como a musculação. Ainda, é preciso consultar um nutricionista para manter uma dieta personalizada e focada na ingestão de proteínas.

 

minha vida