• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

Afinal, faz diferença comer carne branca ao invés da vermelha para não aumentar o colesterol ruim? De acordo com uma pesquisa da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, o abuso no consumo dos dois tipos de carne aumenta o colesterol, principalmente o LDL, se comparado a dieta sem carne. A pesquisa mostra que o grupo que consumiu carnes gordas, que são ricas em ácido graxo saturado, tiveram as taxas de colesterol LDL ainda mais altas que o grupo que consumiu carnes magras.

Toda carne de frango ou vermelha tem ácido graxo saturado, mas algumas carnes têm mais gordura que outras e é nisso que devemos prestar atenção.
Nosso fígado produz o LDL colesterol, que é importante para ao funcionamento das células e para a formação de hormônios, como o estrogênio e a testosterona. Mas quando o LDL está muito acima do ideal, ele inflama as células e entope as artérias.

O desequilíbrio pode ser causado quando a pessoa tem predisposição genética a produzir mais colesterol ou quando ela ingere muitos alimentos com ácido graxo saturado, como: queijos, manteiga, requeijão e creme de leite.


POSSO COMER CARNE BRANCA E VERMELHA TODOS OS DIAS?
Pode, mas tente substituir a proteína animal por legumes e verduras pelo menos duas ou três refeições na semana. Isso ajuda a evitar o aumento do LDL e traz benefícios para a saúde, uma vez que os vegetais possuem antioxidantes e têm ação anti-inflamatória. O filé deve ter entre 100g e 120g. Quem tem histórico familiar de colesterol alto deve evitar gordura animal, mesmo as mais magras.

Veja alguns exemplos de carnes magras:

Carnes brancas magras
Peito de frango
Sobrecoxa de franco sem pele

Carnes vermelhas magras
Filé mignon
Coxão mole
Coxão duro
Patinho

Carne vermelha causa câncer?

A nutricionista Danielle Fontes explica que sim, mas apenas em casos específicos de alto consumo de carne vermelha de maneira grelhada ou em churrasco.

“Pode até provocar câncer dependendo do tipo da preparação e da quantidade consumida. A carne vermelha quando é feita grelhada ou em altas temperaturas, ela pode produzir uma substância que é cancerígena. Outra maneira de preparar que também aumenta o risco é o churrasco. O fato da gordura respingar no carvão e produzir fumaça e ir para carne produz substâncias que são consideradas cancerígenas. É claro que esse consumo de carne grelhada ou em churrasco precisa ser em grande quantidade para ter esse malefício”.

 

G1