• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

Quando a gente se matricula na academia tem uma expectativa, mas depois de um tempo, dá preguiça de fazer exercícios e a dificuldade espanta a vontade. É a famosa 'expectativa x realidade'. Para o preparador físico Márcio Atalla, é preciso unir prazer, rotina e companhia para não abandonar os exercícios e chegar aos resultados desejados.

Estudos já mostraram que mais de metade das pessoas que se matriculam em uma academia desistem depois de três meses. A culpa é do cérebro, ele quer economizar energia e sempre vai para o caminho mais fácil, para isso cria hábitos que encurtam o caminho. Ou seja, se você tem o hábito de ficar no sofá ao invés de ir para academia, seu cérebro fará de tudo para continuar com esse hábito.
A boa notícia é que isso pode ser mudado, basta criar um novo hábito. Os cientistas falam que é preciso repetir 70 vezes num espaço de três meses, ou seja, cinco vezes na semana.

COMO CRIAR UM NOVO HÁBITO:

Escolher bem a atividade física: pode ser uma coisa banal como subir alguns lances de escada, não tem problema. O importante é criar o hábito e, com o tempo, a atividade fica mais fácil e o exercício será intensificado. Um erro clássico é que as pessoas se matriculam na academia da moda, ou se inscrevem numa aula de muito gasto calórico, mas não consegue adaptar à rotina e aí desistem. Então, escolher uma atividade que se encaixe à rotina é essencial.

Prazer ao fazer atividade física: tenha prazer naquela atividade. Se você odeia musculação, não vá para uma academia de musculação achando que vai "criar gosto". Procure alternativas: dança, corrida, aulas, funcional, lutas etc.

Envolver outras pessoas: levar a amiga, namorado, esposa, vizinho, qualquer pessoa que te anime quando a preguiça bate para não desistir fácil.

CINCO RAZÕES PARA LEVANTAR DA CAMA E COMEÇAR A SE EXERCITAR

Aspecto social: faz mais amigos e se relaciona com pessoas.
Aspecto emocional: liberação de neurotransmissores responsáveis por melhorar o humor, sensação de bem estar.
Aspecto cognitivo: melhora concentração, memória e aprendizagem.
Saúde: melhora sua saúde, ajudando a prevenir doenças crônicas como diabetes, hipertensão, depressão, câncer e etc.
Sono: vai dormir melhor, ajudando a controlar o estresse, ficando menos irritado e ainda regulando os hormônios da fome e saciedade.

 

G1