• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

A partir dos 50 anos é mais difícil ganhar massa muscular e é natural perder massa magra e ter perda óssea, por isso é importante praticar alguma atividade física. No Brasil, a fragilidade muscular das pessoas com mais de 50 anos, atinge 9% e depois dos 60 anos já passa para quase 14%. Cuidar da alimentação é outro fator importante para garantir a ingestão de nutrientes. Segundo os médicos, 80% dos idosos não consomem a necessidade diária de cálcio; 60% não consomem a recomendação diária de proteína e 90% não consomem a necessidade diária de vitamina D.


PRATICAR ESPORTE DEPOIS DOS 50 ANOS
Com o passar dos anos, as pessoas têm menos obrigações com os filhos, com a família e podem resgatar sonhos, inclusive uma atividade física que gostavam de fazer quando jovem. É o caso da manicure Sandra Oliveira, que nas horas vagas joga vôlei. “Conheci o vôlei na rua porque as amigas mais velhas já jogavam na escola. Continuei jogando até a fase adulta, até sair da escola”, conta.

Quando terminou os estudos, a Sandra não tinha lugar para jogar vôlei e parou. Foram mais de 30 anos longe das quadras. Até que ela reencontrou amigos e eles voltaram a praticar o esporte. Com os treinos, eles chegam a jogar por duas horas seguidas sem perder o ritimo. “Duas vezes por semana. A gente está aqui pra isso [jogar]”, fala a manicure.

O corpo e a mente dela sentiram a diferença. “Chegando na casa dos 50 eu estou mais firme, sinto a musculatura firme. Tenho mais força. É relaxante, é gostoso rever os amigos. Vai em busca que vale a pena”.

 

G1