• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

A pesquisa "Hipotireoidismo em Foco", idealizada pela farmacêutica Sanofi e desenvolvida pela Instituto Minds4Health, levantou dados de pacientes com a doença que ainda não a compreendem.

 

O estudo foi realizado com 200 pacientes. Entre as pessoas que foram diagnosticadas, 35% não sabem o que é hipotireoidismo, apenas ouviram falar. Além disso, um terço dessa população diz nunca ter feito o exame TSH - que detecta os distúrbios da tireoide.

A falta de informação sobre a doença pode impactar na vida dos pacientes. Segundo a pesquisa, 25% dos indivíduos diagnosticados com hipotireoidismo não fazem o tratamento da forma adequada ou apenas não tratam. Em classes socioeconomicamente mais baixas, esse percentual chega a 45% na classe C e 50% nas classes D/E.

 

"A falta de informações sobre o hipotireoidismo e a ausência de diálogo com o médico faz com que os pacientes subestimem a doença e tenham dificuldades, principalmente, na aderência ao tratamento", afirma José Sgarbi, Presidente do Departamento de Tireoide da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM). "A maioria das pessoas desconhece não apenas o hipotireoidismo, mas também as consequências de não realizar o tratamento adequadamente, isso faz com que não se preocupem em utilizar a medicação da forma correta ou, por vezes, nem iniciam a terapia", completa.

O que é hipotireoidismo?

O hipotireoidismo é um problema no qual a glândula da tireoide não produz hormônios suficientes para a necessidade do organismo. Saiba os sintomas, tratamentos e causas da doença.

 

Minha Vida