• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

Que o gengibre é um super alimento isso muita gente sabe, mas será que gengibre aumenta a pressão sanguínea?
Não, o gengibre não aumenta a pressão sanguínea. Portanto, os hipertensos podem consumir a raiz na alimentação, seja em chás, sucos ou preparos culinários que exigem uma evidenciação de sabor.

A grande vantagem de usar gengibre e outros temperos naturais, como salsinha, manjericão, cebola, orégano e alho, é a possibilidade de reduzir o sal dos preparos.


O GENGIBRE ACELERA O METABOLISMO?
É verdade que o gengibre é um alimento termogênico, e sua função é fazer com que o corpo queime calorias enquanto o alimento é digerido. No entanto, isso não quer dizer que a planta aumente a pressão arterial.

Tal mito é justamente porque ocorre uma confusão de informações entre acelerar o metabolismo e aumentar a pressão. Mas, isso não é verdade.

O gengibre tem citral, borneol e zingerona que são compostos antioxidantes e termogênicos, inclusive as propriedades da raiz são muito usadas em dietas de emagrecimento.

A planta ainda possui um sabor delicioso para dar frescor a diversos tipos de pratos, como: sopas, caldos, carnes e risotos.
E não se pode deixar de mencionar os poderes terapêuticos para combater indigestão, náuseas, gases, problemas respiratórios e doenças inflamatórias, como a artrite.

O gengibre é muito usado na culinária tanto japonesa como indiana, podendo ser consumido cru, em conserva, nas versões em pó e também em lascas desidratadas.

A indústria de medicamentos utiliza muito o gengibre para produzir xaropes e remédios estomacais e do trato respiratório.

No Brasil, a planta é produzida e distribuída em todo o país em grande escala na cidade de Tapirai – SP, sendo essa conhecida por ser a capital do gengibre.

 

queroviverbem