• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

clonazepanA suspeita de que bebês de uma creche no interior de São Paulo foram dopados com calmantes preocupou muito quem tem filho pequeno. Pelo menos nove mães de Votuporanga (SP) procuraram a polícia e relataram sintomas parecidos nos filhos. O exame em uma das crianças indicou a presença do clonazepam na urina.
O Bem Estar conversou com médico toxicologista Sérgio Graff e ele explicou o que é o clonazepam e para que ele serve. “O remédio é usado por adultos para tratamento de ansiedade, convulsão e epilepsia. Ele age tranquilizando o sistema nervoso central”.

Como ele é um calmante, os primeiros sintomas são sonolência e moleza. Entretanto, em bebês e crianças, pode chegar a um quadro de coma e até levar à morte. O uso do clonazepam pode atrapalhar o desenvolvimento cognitivo – a criança pode demorar mais para falar, engatinhar, andar.

O toxicologista falou sobre alguns sinais de alerta:

Criança dormindo mais que o normal
Moleza
Diminuição da força muscular
Alteração de comportamento
Após o diagnóstico da substância no organismo, não tem o que fazer a não ser esperar. O clonazepam não fica muito tempo no organismo. Por volta de uma semana ele deve ser totalmente eliminado.

 

G1

Foto: divulgação