• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

herniaVocê já ouviu falar ou conhece os sintomas da hérnia de disco? Confira, aqui no Quero Viver Bem, quais as causas e as formas de tratamento dessa doença.

A hérnia de disco é uma doença que se caracteriza pelo deslocamento ou lesão do disco de cartilagem presente entre as vértebras da coluna, provocando um “vazamento” que chega a pressionar o nervo ou a medula espinhal.

Quando isso ocorre, há a produção de sintomas específicos, como dor intensa ao se movimentar, muitas vezes de caráter incapacitante, prejudicando imensamente a qualidade de vida do paciente e a realização de atividades básicas.
QUAIS SÃO OS TIPOS DE HÉRNIA DE DISCO?
Curiosamente, a hérnia de disco é segmentada em três diferentes tipos. Conheça, a seguir, quais são eles:

Protrusa: ocorre quando há o estiramento do disco de cartilagem, somente. Não há registro de rompimentos;
Extrusa: tipo em que acontece o rompimento do disco de cartilagem, levando ao vazamento do líquido gelatinoso de seu interior;
Sequestrada: caracteriza-se pela migração do líquido gelatinoso do disco ao interior do canal da medula, sempre no sentido vertical decrescente.


CAUSAS DA HÉRNIA DE DISCO
A hérnia de disco pode ser provocada por diferentes fatores, sendo a maioria passível de controle por qualquer pessoa. Saiba, abaixo, quais são as principais causas:

 

MÁ POSTURA
Permanecer numa postura errada (com a coluna desalinhada) por um longo período provoca o surgimento da doença, já que facilita o deslocamento dos discos de cartilagem.

TRAUMAS NA COLUNA
Traumas são choques intensos ou a realização de movimentos repetitivos por um longo período. Tais situações podem comprometer o estado dos discos de cartilagem ou então deslocá-los.

SEDENTARISMO
O sedentarismo torna os músculos da região da coluna mais frágeis, ou seja, eles não são capazes de proteger toda essa estrutura, o que aumenta o risco de desenvolvimento de hérnia de disco.

FATORES HEREDITÁRIOS
Há pessoas que possuem predisposição genética para a doença, isto é, elas desenvolvem hérnia de disco com mais facilidade.
ENVELHECIMENTO
O envelhecimento aumenta a chance de ter hérnia de disco, porque toda a estrutura muscular da coluna se torna mais frágil e há uma maior suscetibilidade à má postura.

TABAGISMO
O tabagismo maximiza o risco de desenvolvimento de hérnia de disco, além de retardar a recuperação do paciente que já foi diagnosticado, porque acelera o processo de degeneração do disco de cartilagem.

QUAIS SÃO OS SINTOMAS DA HÉRNIA DE DISCO?
A hérnia de disco pode ser assintomática em alguns casos, ou seja, o paciente só descobre que tem a doença quando faz outros exames de diagnóstico paralelos.
No entanto, esse problema de saúde pode gerar sintomas. Quem passa por eles costuma enfrentar as seguintes reações:

Dores nas costas, muitas vezes elas são intensas e se irradiam para braços, pernas e pés. Geralmente, acontecem todos os dias e por mais de três meses;
Dormência, sensação de queimação e formigamento, sobretudo nas pernas, passando a ter dificuldade para andar normalmente;
Dificuldade para movimentar o pescoço, principalmente para fazer movimentos de baixar e levantar a cabeça, além de ter rigidez na nuca;
Espasmos e fraqueza muscular, com redução progressiva da força nas pernas e nos braços.


EXAMES E DIAGNÓSTICO DA HÉRNIA DE DISCO
A hérnia de disco pode ser diagnosticada por meio da combinação da análise dos sintomas do paciente e de exames, por exemplos, Raio-X, ressonância magnética e tomografia, que ajudam a definir o grau da lesão e região exata acometida.

TRATAMENTO PARA HÉRNIA DE DISCO
O tratamento para hérnia de disco é simples e conservador, tanto que é realizado com administração de analgésicos, anti-inflamatórios, repouso e sessões de fisioterapia.
Em um caso muito grave, como quando há déficit motor e o paciente não respondeu ao tratamento inicial, um procedimento cirúrgico pode ser indicado pelo médico para eliminar a dor e a dificuldade de movimentação.

DICAS PARA PREVENIR A HÉRNIA DE DISCO
Procure manter uma postura ereta e correta sempre que estiver em pé ou sentado;
Evite realizar movimentos repetitivos. Se for impossível, por conta de seu trabalho, faça pausas programadas durante o dia, para aliviar o esforço feito na coluna;
Pratique exercícios regularmente. Será bom tanto para prevenir a hérnia de disco, como para evitar outros problemas de saúde;
Não carregue peso em excesso, para preservar suas costas. Esta dica vale tanto para levantar cargas grandes esporadicamente como para mochilas e bolsas;
Busque um médico quando sentir dor nas costas por mais de uma semana e se ela for se intensificando com o passar do tempo. Assim, será possível agir precocemente.

 

Quero viver bem