• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

Alimentos orgânicos estão causando os surtos da doença em São Paulo? Não. Não se sabe a causa dos surtos, que precisa ser investigada, segundo o infectologista Daniel Wagner Santos, da Sociedade Paulista de Infectologia. Mas ele ressalta que alimentos orgânicos não são mais propensos a se contaminar com o protozoário do que alimentos com agrotóxico. O agrotóxico não protege o alimento da toxoplasmose.

 
Os alimentos já podem chegar contaminados por toxoplasmose a um restaurante? A contaminação pode ocorrer desde a produção do alimento até ele chegar à mesa. A água usada pelo restaurante para fazer a higienização de verduras pode estar contaminada. O reservatório pode ter sido contaminado por fezes de gato. Outra possibilidade é a carne de porco ou de ovelha conter o protozoário. “Como esse surto acontece em diferentes regiões da cidade, não deve ser causado por fonte alimentar. Mais provável que seja a água”, afirma o infectologista. Hortas caseiras também merecem atenção quanto às fezes de gato.


Faz diferença comer uma pequena ou grande quantidade de comida contaminada? A doença irá se manifestar de forma mais ou menos grave de acordo com a quantidade de protozoário ingerido e do sistema imunológico de cada um, segundo o infectologista. Ele destaca que não há como saber se um alimento está ou não contaminado. Por essa razão é recomendado não comer carnes malpassadas nem verduras cruas, a não ser que elas tenham sido higienizadas com produto próprio.


Grávidas devem evitar contato com gatos, inclusive domésticos? De acordo com o infectologista, gestantes devem evitar contato com qualquer tipo de gato. Ele explica que mesmo gatos bem tratados podem ter toxoplasmose e não manifestar a doença. "Um mínimo material fecal contaminado é suficiente para transmitir a doença. Então, ao visitar uma casa com gatos, pode ter contato com a doença". A toxoplasmose é considerada uma doença grave para grávidas, pois é transmitida da mãe para o feto através da placenta causando retardo mental e cegueira.

Quem já teve toxoplasmose ficará com o protozoário no corpo para o resto da vida? Sim, mas isso não representa um problema, segundo Santos. Quem contraiu a doença uma vez cria anticorpos e fica imune a ela.

Cocô de pomba e cocô de rato transmitem a doença? Não. A doença só é transmitida pelas fezes do gato ou da gestante para o feto, de acordo com o infectologista. O cocô de pomba transmite outras doenças, como a criptococose. As fezes podem conter um fungo que, quando inalado, se instala nos pulmões e pode levar à morte. Já as fezes de rato podem transmitir a hantavirose, que leva a um comprometimento cardíaco. A leptospirose é causada pela urina do rato.

 
É permitido visitar uma pessoa com toxoplasmose? Sim. A doença não é transmitida de uma pessoa para outra, explica o médico. Os sintomas costumam durar cerca de dez dias e consistem em dor de cabeça, dor muscular, dor nos olhos, febre alta e gânglios no pescoço.