• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

Você sabe que não se vive sem água, não é mesmo? Mas, sabe quais os benefícios dessa prática? Confira, aqui no Quero Viver Bem, todas as informações!

Nosso corpo é composto por, aproximadamente, 60% desse líquido, por isso a reposição dele é essencial.

Mas, beber água nem sempre é visto como uma tarefa importante do ser humano, o que é totalmente errado.


Veja todas as funções da água para o nosso corpo, quais são seus benefícios e a quantidade adequada que você deve ingerir por dia!


BENEFÍCIOS DE BEBER ÁGUA
Além de hidratar o corpo, a água tem inúmeras outras funcionalidades, principalmente porque ela possui a responsabilidade de transportar as vitaminas necessárias para o bom funcionamento de vários órgãos.


Ou seja, a água proporciona saúde aos órgãos, como rim, intestino, pulmões e coração. Mas, há também outros benefícios que não devem ser esquecidos. Está curioso (a)? Então, confira a lista abaixo:

Ajuda na formação e na hidratação do bolo fecal, evitando que ele fique ressecado, e, como consequência, evita constipação intestinal;
Aumenta a resistência física;


Aumenta o volume de urina que passa pelos rins, o que previne o aparecimento de pedras nos rins, diluindo a concentração de minerais;
Auxilia na respiração, diminuindo o muco;


Controla a pressão sanguínea, pois determina a densidade do sangue;


Diminui as dores de cabeça;


Facilita o raciocínio durante momentos de estudo;


Favorece a sensação de saciedade;


Previne cãibras;


Previne e trata infecções urinárias, pois “limpa” o trato urinário;


Promove a revitalização das mucosas e células, hidratando o corpo de dentro para fora;


Protege o coração, já que o sangue está mais diluído, diminuindo as chances de infarto e derrames;


Protege os olhos contra o ressecamento;


Reduz a retenção de líquidos;


Regula a temperatura corporal.


QUANTA ÁGUA BEBER POR DIA?


Para suprir tudo o que organismo necessita, você precisa beber, em média, dois litros de água diariamente – ou seja, o equivalente a oito copos.
Durante o dia, você perde água por meio de urina, respiração, transpiração e outras atividades que irão manter suas funções vitais ativas.

Já que o organismo não possui reservas ou quaisquer condições de armazenamento de água, é imprescindível que a reposição seja feita todos os dias.

Ou seja, não espere ter sede para beber água, pois, quando o organismo sinaliza a sede, significa que ele já está com a quantidade abaixo do ideal.

Pessoas com problemas de desidratação têm menor volume de sangue do que o normal, e isso interfere diretamente no funcionamento do coração.

Quando há falta de água, você pode passar por certos sintomas, entre eles:

Dores de cabeça;


Fadiga;


Fraqueza;


Tontura;


Ressecamento da pele e lábios.


Se a falta de água for muito prolongada, a pessoa pode até morrer. Já ouviu falar que uma pessoa não pode morrer de fome, mas de sede sim? Isso é verdade, pois a desidratação severa pode levar o indivíduo a óbito.


COMO CRIAR O HÁBITO DE BEBER ÁGUA?
Uma das maiores dicas para que você crie o hábito de beber água com maior frequência é ter sempre uma garrafa de água por perto.

É normal ter preguiça ou estar sempre na correria para se hidratar corretamente. Portanto, evite que isso aconteça tendo uma garrafa sempre perto de você.

 

queroviverbem