• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

Você sabe para que serve o bicarbonato de sódio? Essa é uma pergunta que é feita por muita gente. Antes de tudo, saiba que ele é um ingrediente cheio de uso, desde a saúde até o dia a dia.

O bicarbonato de sódio é um ingrediente popular desde os tempos mais antigos. Na Grécia, ele era usado como sabão e fermento e, aos poucos, foi ficando cada vez mais conhecido, sendo utilizado de diversas formas por vários povos.

Atualmente, sua versatilidade continua a impressionar. Além de ser um ingrediente valioso de se ter na cozinha, pode ser usado em tratamentos de beleza, na confecção de produtos de limpeza caseiros e até como remédio natural para algumas doenças.

Identificado na embalagem dos produtos com a sigla E500, esse condimento é tão conhecido que está entre os principais componentes dos antiácidos de farmácia e entre os aditivos mais populares na preparação de alimentos embalados.

Quais os benefícios do bicarbonato de sódio?

A popularidade do bicarbonato de sódio acompanha seus diversos benefícios para o organismo. Por ter um pH alto, o condimento é indicado para neutralizar substâncias ácidas.

Esse potencial de neutralização está associado a vários efeitos positivos, como a redução da acidez bucal (que leva ao clareamento e à diminuição da sensibilidade dos dentes), o combate a problemas de digestão, o tratamento do mal hálito, a redução de pedras nos rins e a prevenção de tumores cancerígenos.

Além disso, a combinação da água e do bicarbonato de sódio pode ser aplicada na pele para amenizar irritações, feridas e picadas de inseto.

Dose diária de bicarbonato e água

Para usufruir de todos os benefícios associados ao consumo do bicarbonato de sódio, o ideal é adotar o hábito de tomar doses diárias do condimento. Ainda que o sabor não seja o mais agradável, os efeitos são rápidos e poderão ser sentidos em pouco tempo.

A receita é simples: basta misturar meia colher (de chá) do bicarbonato em um copo com 200ml de água. A combinação pode ser ingerida após cada refeição principal (café da manhã, almoço e jantar) e também é utilizada como remédio natural para gripes, resfriados e alergias.

Nesses casos, o ideal é que as doses sejam maiores e diminuam gradativamente, sendo cinco no primeiro dia, três no segundo e duas no terceiro.

Como utilizar o bicarbonato na cozinha

Além de fazer o consumo diário do bicarbonato com água, é possível utilizar o condimento no preparo de outras receitas. Entre as suas utilidades na cozinha, estão a capacidade de eliminar o cheiro de peixe e de facilitar a remoção da casca de ovo.

Também é possível utilizá-lo como fermento natural ou como ingrediente para deixar o frango empanado mais crocante.

 

remediocaseiro