• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

Comer antes de praticar alguma atividade física pela manhã aumenta a velocidade da digestão, absorção e metabolização dos carboidratos após a próxima refeição, assim como acelera a queima de carboidratos durante o exercício. Essa foi a descoberta de um estudo realizado por cientista da University of Bath, do Reino Unido.

Segundo a pesquisa, tomar café da manhã antes das atividades físicas prepara o organismo para queimar mais carboidratos e digerir mais rapidamente os alimentos após o exercício. A análise sugere que tomar café da manhã antes do exercício prepara o corpo tanto no armazenamento rápido dos nutrientes quanto na alimentação após a atividade.

Algumas pessoas acreditam que o jejum pode ser bom para queimar as reservas de gordura e ajudar no processo de emagrecimento. Só que a musculatura necessita de energia para trabalhar e o carboidrato é a energia que age com mais eficiência.

Dicas de café da manhã

O café da manhã padrão, de uma pessoa que precisa de uma dieta de 2.000 calorias deve ter 25% das calorias do dia. A primeira refeição precisa ser completa para garantir o restante do dia. A sugestão é contemplar três grupos de nutrientes: carboidratos, proteínas e frutas.

Sugestão 1: pão com manteiga (pouca), café com leite e fatia de fruta

Sugestão 2: salada de fruta com granola e iogurte

Sugestão 3: crepioca e suco verde

Sugestão 4: pão com ovo ou queijo branco e suco de frutas

Evite alimentos ultraprocessados. As melhores escolhas fazem diferença em todo processo de ganho de saúde.

Para quem faz exercícios pela manhã

Exercícios leves: se você for se exercitar bem cedo, não é recomendado comer muito. O ideal é comer por parcelas: antes e depois do treino. Tomar meia hora antes do treino.

Exercícios pesados: é preciso avaliar o tipo de exercício. O acompanhamento de um profissional é importante. Tomar uma hora antes do treino.

 

G1