vacinaO Ministério da Saúde divulgou nessa terça-feira (14) que 84% das crianças ainda não foram vacinadas contra o sarampo e a poliomielite na campanha nacional que teve início há uma semana - 6 de agosto.

A meta do governo é vacinar 95% do público-alvo que abrange 11 milhões de crianças entre 1 e 4 anos até o dia 31.

Até o momento, 3,6 milhões de doses de vacinas contra o sarampo e a poliomielite foram aplicadas em crianças de todo o país. No total, 1,808 milhão foram vacinadas contra a pólio e 1,801 milhão contra o sarampo.

Isso corresponde a cerca de 16,13% do público-alvo para a pólio e 16,07% para o sarampo, segundo o Ministério.

A pasta ressaltou, em nota que, é preciso alertar os pais de que a vacina é a forma mais eficaz de inibir o reaparecimento dessas doenças. A poliomielite foi erradicada no Brasil em 1989, já o sarampo havia sido eliminado em 2016, mas voltou a ser registrado este ano.

Há mais de mil casos de sarampo confirmados no momento no Brasil. Roraima e Amazonas apresentam surto da doença. Outros Estados têm casos considerados isolados: Rondônia, Pará, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Acre e São Paulo.

“A campanha deste ano é indiscriminada, por isso, todas as crianças entre 1 e 4 anos devem ser vacinadas, independentemente da situação vacinal”, informa.

Em relação à poliomielite, crianças que nunca tomaram dose da vacina receberão a vacina inativada poliomielite (VIP). Já os menores de 5 anos que já tiverem tomado uma ou mais doses da vacina contra pólio receberão a vacina oral poliomielite (VOP), a famosa gotinha.

Já referente ao sarampo, todas as crianças receberão uma dose da vacina tríplice viral independentemente da situação vacinal, desde que não tenham sido vacinadas nos últimos 30 dias, de acordo com o Ministério.

“Desta forma, criamos uma imunidade de grupo. Rapidamente teremos a oportunidade de garantir que, mesmo que os vírus da pólio e sarampo entrem no país, não encontrem uma fonte de infecção”, afirmou Carla Domingues, coordenadora do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde por meio de nota.

O “Dia D”, de mobilização nacional, será no próximo sábado (18), quando mais de 36 mil postos em todo o país estarão abertos entre 8h e 17h.

 

R7

Flicr/Prefeitura Araraquara