Prótese de silicone tem data de validade? As próteses antigas, utilizadas entre os anos 1980 e 1990, tinham uma vida útil de aproximadamente 10 anos, e deveriam ser trocadas para segurança da paciente. Com o avanço da tecnologia, as próteses usadas hoje em dia não possuem prazo de validade estabelecido. O que acontece é que essa paciente irá, provavelmente, trocar o implante depois de alguns anos pelas mesmas motivações estéticas que a levaram ao primeiro procedimento, visto que o tecido mamário se modifica com o tempo.
É importante ressaltar que o silicone utilizado atualmente é mais coeso, menos líquido, com menos de 1% de possibilidade de vazamento em caso de rompimento do que os dos anos 1990. Os certificados de garantia dos fabricantes podem ter um prazo de mais de 20 anos. A paciente deve acompanhar a situação da prótese por meio de exames de rotina, como ultrassom ou ressonância magnética. É recomendado monitorar o estado das mamas com visitas ao cirurgião plástico pelo menos a cada 2 anos.
Como é a recuperação da cirurgia para colocar silicone? A mamoplastia de aumento é uma intervenção de média complexidade e de rápida recuperação. Normalmente, a paciente pode voltar à rotina poucos dias depois, desde que sem fazer muito esforço físico. É natural a mulher sentir cansaço nas primeiras semanas depois da cirurgia, faz parte do processo de recuperação do corpo. Assim como a dor e o desconforto, é um sintoma facilmente eliminado, desde que sejam seguidas as indicações médicas. A paciente precisa ter consciência de que, durante alguns dias, vai ter que tomar alguns cuidados especiais, como evitar esforço físico, tomar a medicação indicada pelo médico e utilizar o sutiã, a banda compressiva e os pensos de silicone.
Qual a melhor posição para dormir durante a recuperação? É extremamente importante dormir em posição confortável de forma a não comprometer a recuperação. Nas primeiras semanas após a mamoplastia de aumento é aconselhado dormir de barriga para cima, de preferência com uma almofada que sirva de apoio ao pescoço e que possa minimizar o desconforto. Caso sinta muita dificuldade, a mulher pode colocar um travesseiro na metade das costas e dormir levemente inclinada. Após 2 ou 3 semanas é possível começar a dormir de lado, desde que não seja desconfortável. Tomar estes cuidados é extremamente importante, dormir numa posição desadequada pode exercer pressão sobre a mama e comprometer o processo de recuperação.
Preciso esperar quanto tempo para voltar a dirigir? A mulher que passa por uma cirurgia plástica de mama deve ficar preparada para dar uma pausa na direção por, no mínimo, 15 dias. Para dirigir usamos muito os membros superiores e os músculos da região peitoral. Por isso devemos ter cautela após uma cirurgia de mama. Muitas mulheres, por não sentirem dor, acham que podem fazer certas atividades, mesmo sem liberação médica. Tome cuidado! Converse com seu médico para saber quando poderá dirigir. Essa decisão é individualizada, depende da cicatrização de cada caso.
Quem colocou uma prótese de silicone pode amamentar? Sim, quem fez uma mamoplastia de aumento, pode amamentar sem problemas porque a prótese é colocada atrás da glândula mamária, responsável pela produção de leite. O implante não vai interferir nem na produção nem no ato de amamentar.
Posso fazer a cirurgia durante o período menstrual? Muitas mulheres se sentem envergonhadas ou pensam ser um problema quando a data da cirurgia coincide com o período menstrual. A menstruação é a descamação da camada interna do útero que ocorre devido às regulações hormonais. A presença dela durante, antes ou após a cirurgia não é um impedimento para a sua realização. A cirurgia também não influencia nas próximas menstruações. A mulher vai continuar menstruando normalmente, de acordo com o ritmo do seu ciclo. É possível que o fluxo seja antecipado por conta da ansiedade ou expectativa, mas este é um processo natural do corpo feminino.
É melhor fazer a cirurgia no inverno? Uma cirurgia pode ser feita em qualquer época do ano, não existe melhor ou pior estação para o procedimento. Quanto à recuperação, durante o inverno o inchaço é menor por conta do clima ameno e o uso das cintas e modeladores são mais confortáveis. O tempo frio propicia uma recuperação mais tranquila, como não há exposição ao sol, o risco de manchas e escurecimento de cicatrizes é menor.
Tenho os seios grandes, mas nunca coloquei silicone. Se eu emagrecer, meus seios vão ficar flácidos? É muito comum, quando há grande perda de peso, a gordura dos seios ser uma das primeiras a “sumir”, deixando-os com aspecto flácido, o mesmo que pode acontecer depois da amamentação. Isso acontece por que a mama também é composta por gordura, quando a mulher emagrece e a pele, antes expandida pelo sobrepeso, fica de repente flácida. Os ligamentos que sustentam a mama ao tórax, que foram distendidos, não retornam ao tamanho anterior naturalmente. O resultado disso é a queda da mama e pouco volume. Para devolver aos seios o formato mais firme, algumas vezes é preciso fazer uma mastopexia, que é o lifting da mama com retirada da pele em excesso, que pode ou não ser associado a inclusão da prótese de silicone. A cicatriz dependerá da quantidade de pele que deve ser retirada.
Mamilos invertidos podem ser corrigidos? Mamilo Invertido pode acontecer em graus variados e afeta cerca de 3% da população mundial - a grande maioria, mulheres. É um problema que pode atrapalhar a amamentação e a sensibilidade durante o estímulo sexual. Em casos mais graves, pode acontecer o acúmulo de secreções (com cheiro ruim em alguns casos), o favorecimento da multiplicação de germes e frequentes infecções nas mamas. Geralmente, é resultado de uma má-formação congênita, devido à fraqueza nos ligamentos que sustentam o mamilo, mas não é hereditário - não passa de mães para filhos. Casos de homens com mamilos invertidos são raros e, em geral, eles não se importam muito com isso, não procuram reverter o quadro.
Atualmente, com o desenvolvimento das técnicas cirúrgicas é possível fazer a correção do mamilo invertido com uma cirurgia realizada com anestesia local e que tem a duração de aproximadamente uma hora. Esta cirurgia permite a liberação do mamilo das bandas fibrosas que o prendem e devolve a projeção. As incisões são feitas dentro da aréola e na base do mamilo - o que permite que fiquem imperceptíveis após o tratamento. Como regra geral é uma cirurgia com um pós-operatório bastante simples.
Mulheres que possuem o terceiro mamilo, precisam se submeter a uma cirurgia para retirada? O mamilo supranumerário, ou terceiro mamilo, como é chamado, é um resquício da origem embriológica dos mamilos normais, eles costumam ocorrer entre a segunda e a sexta costela, mas não se desenvolvem. Além de menores, não possuem funcionalidade ou sensibilidade. Em alguns casos, chegam a ser confundidos com uma lesão na pele. Eles podem ser removidos, mas apenas se a mulher assim desejar, por questões estéticas. Embora menos comum, o mamilo supranumerário também pode acontecer em homens.
R7