• hospital-de-olhos.jpg
  • prefeutura-de-barao.jpg
  • roma.png
  • vamol.jpg

Durante este mês é realizada a campanha Janeiro Roxo, que busca conscientizar a população sobre a hanseníase, doença crônica e silenciosa, que atinge a pele e os nervos periféricos. Por isso, é importante estar alerta aos primeiros sintomas: manchas pelo corpo, com diminuição ou perda da sensibilidade. 

janeiro


Podendo levar de 2 a 5 anos para se manisfestante, a hanseníase pode gerar sérias incapacidades físicas. A transmissão ocorre, principalmente pelas vias respiratórias, por meio de espirros e tosses, após o contato próximo e prolongado a pessoas doentes e sem tratamento. A hanseníase tem cura, o tratamento dura de 6 a 12 meses, é gratuito e disponível em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS).

 


No Piauí, 936 casos foram registrados em 2017, sendo considerado área endêmica da hanseníase. Os dados da Secretaria de Estado da Saúde mostra que o houve aumento do número de casos em relação a 2016, quando foram notificados 911. Segundo o boletim epidemiológico, os focos da doença estão em todo estado, inclusive em Floriano, que apresentou 27 novos casos no ano passado.

 


Para prevenir e diagnosticar, a Prefeitura de Floriano, através da Secretaria Municipal de Saúde e Coordenação Municipal de Hanseníase, participa da campanha Janeiro Roxo, com uma programação que incentiva a conscientização da comunidade, inclusive com a implantação do Núcleo de Movimento Social de Integração à Pessoa com Hanseníase, além de capacitação dos profissionais de saúde para o diagnóstico preciso de novos casos, buscando a erradicação da doença.

 

 

 

secom