Tomar própolis diluido em água ou suco pode espantar o mosquito que transmite a febre amarela? Não é verdade!
Circula pelas redes sociais a informação de que tomar de 3 a 6 gotas de própolis por dia é possível afastar o mosquito Aedes Aegypti, capaz de transmitir a febre amarela e outras doenças como dengue, chikungunya e zika virus.
A mensagem diz que o própolis entra na corrente sanguínea e seu cheiro é expelido pelos poros, os mosquitos não suportam o cheiro e não picam.
"Se fosse fácil assim, não teríamos mais problemas", diz Antonio Salatino, mestre e doutor em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (USP) e professor sênior da mesma instituição. Ele orienta pesquisas sobre própolis e plantas medicinais e garante que a informação não procede.
"A própolis tem muitos efeitos benéficos, mas dizer que pode afastar mosquitos é absurdo", disse o professor. "Isso não tem nenhum sentido", frisou. De acordo com ele, não há nenhuma evidência de que ela libere pela pele substâncias que sejam repelentes.
A mensagem circulou no verão de 2017 e na época a Fiocruz informou em comunicado oficial publicado em suas redes sociais que não há medicamentos com comprovação de eficácia como repelente.
g1