• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

aziaPor que ocorre a azia? A azia é uma sensação de queimação, que tecnicamente se chama pirose. Pode ocorrer na boca do estômago ou atrás do peito. A azia atrás do peito, chamada de retroexternal, é a mais comum. É geralmente desencadeada por alguns tipos de bebida, principalmente as fermentadas, e por alimentos embutidos e gordurosos. Em geral, ocorre devido à irritação do esôfago, a esofagite.

Quais são os alimentos com maior chance de dar azia? Bebidas fermentadas, como cerveja e vinho, alimentos embutidos, como presunto e mortadela, porque contêm conservantes, e alimentos gordurosos, como chocolate.


É normal ter azia? Sim. Estima-se que 1 em cada 5 pessoas no mundo tenham azia uma vez por semana, o que representa 20% da população. Normalmente, a azia é provocada pelo abuso de alimentos e bebidas desencadeantes da azia e por hábitos como comer e deitar, que faz com que a comida pressione o esfíncter, válvula entre o estômago e o esôfago, criando a possiblidade de ocorrer refluxo e azia.


As azias são mais frequentes durante festas como a Copa do Mundo? Em festejos como esse geralmente se come “errado”, ou seja, refeições são substituídas por sanduíches ou petiscos, e se come depressa, devido à agitação provocada pelos jogos. Vale lembrar que a digestão começa na boca, portanto uma boa mastigação, sem conversas ou outras interrupções, já é o primeiro passo para uma boa digestão.


Qual é o alimento campeão em provocar azia? Embutidos e alimentos gordurosos. Dentro desses tipos de alimentos, em geral, cada um sabe o que lhe cai pior
Bicarbonato de sódio ou sal de fruta, que contém a substância, são o melhor remédio contra azia? Não. Trata-se de uma medicação popular sem comprovação científica. Assim como o antiácido, proporciona uma sensação de alívio, mas não resolve o problema.


E chá de boldo melhora a azia? Não interfere na azia. Bebidas muito quentes ou muito frias, pelo contrário, podem aumentar a irrigação no esôfago
E remédios para o fígado como Epocler, melhoram a azia? Não. Vale ressaltar que a azia não está relacionada a problemas no fígado. O fígado é um órgão resistente e só se manifesta quando há doença grave.

 
E água com gás? Bebidas gasosas provocam a eructação, popularmente conhecida como arroto. O arroto promove uma falsa sensação de alívio quando a pessoa está estufada ou, tecnicamente, em plenitude, porque “comeu como um boi”. O arroto é um movimento contrário ao do estômago. Quando há arroto, pode ocorrer o refluxo.

 
Como se livrar da azia então? A azia tende a regredir sozinha. Para evitá-la, é recomendável não encher a barriga demasiadamente e retirar da dieta alimentos ou bebidas que a desencadeiam.


Quando a azia pode ser preocupante? Quando causa desconforto persistente. Isso significa sentir, ao longo de semanas, queimação e regurgitação após refeições. Quando a azia é frequente, o esôfago pode estar inflamado. Outra possibilidade é a presença de Cândida, um tipo de fungo.

 

R7

Foto: Pixabay