Integral, desnatado, de amêndoas, de arroz, de soja: qual é o seu leite? Quem tem alergia à proteína do leite ou intolerância deve tomar um leite específico? A alergista Ariana Yong e a nutricionista Tania Rodrigues esplicam sobre os tipos de leite.
Só os leites de origem animal são classificados como leite. Os demais são bebidas vegetais. Os leites sem lactose têm a mesma quantidade de cálcio que o leite comum. A única diferença é que os produtos sem lactose contêm uma enzima que quebra a molécula de açúcar do leite.
Alergia
A alergia é uma reação do corpo às proteínas do leite (caseína, alfa-lactoalbumina, beta-lactoglobulina). Quem tem a alergia não pode comer nada que contenha o açúcar do leite. Qualquer quantidade é suficiente para causar reação alérgica. Os sintomas variam de acordo com a célula que foi acionada.
A reação pode ser em toda parte do corpo. Alguns se confundem com os sintomas da intolerância à lactose. Veja o que pode acontecer: diarreia, dor e distensão abdominal, sangue nas fezes, choque anafilático e falta de ar com tosse.
Intolerância
É a dificuldade de digerir a lactose, que é o açúcar do leite. Os sintomas são desconfortáveis, mas não são graves como os da alergia ao leite.
São três os tipos de intolerância. A genética é a mais comum e é uma intolerância definitiva. A secundária aguda ou crônica acontece em consequência de uma inflamação no intestino. O outro tipo é a intolerância congênita, que é mais rara.
Os principais sintomas da intolerância são abdominais: dor e distensão abdominal, gases, diarreia ou constipação, náusea e vômitos.
G1/Bem Estar