• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

Desde o início de Janeiro deste ano a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) vem mobilizando todos os municípios do Piauí para continuarem suas ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, causador da Dengue, em consonância com o Ministério da Saúde que, no ano passado, lançou a Campanha Nacional de Combate à Dengue 2011/2012, com o slogan “Sempre é hora de combater a Dengue”.
 

 

Para Telma Evangelista, diretora da Unidade de Vigilância e Atenção à Saúde (Duvas) da Sesapi, o momento dos gestores mostrarem trabalho é agora, antes das chuvas, com as ações em continuidade junto à população e aos agentes de endemias. “Estamos de olho naquelas cidades onde a doença já começa a mostrar preocupação. Nossa equipe está espalhada em alguns municípios e queremos ver ações enérgicas também por parte dos gestores, principalmente, nas ações que envolvam os agentes de endemias, para, assim, mantermos controlada essa doença. Devemos combatê-la todos os dias”, frisa Evangelista.
 

 

O objetivo da campanha é reforçar a sensibilização da população sobre a importância da prevenção contra o mosquito, mantendo hábitos simples como limpar calhas, caixas d’água e recolher o lixo. Por conta do grande número de casos em 2011 em todo o Estado, quando a Sesapi catalogou cerca de 13.700 notificações, as atenções redobraram no começo deste ano, principalmente, nos municípios onde a doença já começa a mostrar um considerável avanço.
 

 

Segundo Telma Evangelista, as cidades que já mostram um número preocupante de casos são: Floriano, com uma média de 50 casos notificados, Beneditinos, média de 25 casos notificados, e São Raimundo Nonato, com 39 casos notificados.

 


“Nessas cidades as equipes da Sesapi já estão com o carro fumaçê e as medidas de limpezas e fiscalização das residências estão sendo realizadas junto com as equipes municipais de saúde. Os hábitos normais de prevenção devem também ser uma prática rotineira dos moradores, pois poder público e população devem andar juntos para combater os criadouros do mosquito”, alerta.
 

 

A diretora da Duvas lembra, ainda, que os gestores não devem permitir que a situação chegue ao ponto de usar carro fumacê, pois muito veneno compromete o combate ao mosquito da dengue. “Não se pode relaxar a ponto de pensar que toda vez o carro fumacê resolverá a situação. Devemos manter o foco em não permitir a existência de criadouros”, destaca. 

 


A campanha continua sendo dirigida aos professores, agentes de saúde, gestores municipais, educadores, profissionais de saúde, crianças e a população em geral.

 

 

 

Etapas do combate à Dengue

 

 

Até o fim de Dezembro do ano passado, considerado o período não epidêmico, o foco determinado pelo Ministério da Saúde foi o incentivo para adoção de hábitos diários de prevenção, como manter garrafas vazias viradas para baixo, trocar a água das plantas regularmente, entre outras ações capazes de reduzir os criadouros.
 

 

Para o período epidêmico, que vai de Janeiro a Maio, além de manter as medidas de prevenção para evitar a proliferação do mosquito transmissor, o foco da campanha enfatizará também a importância do reconhecimento dos sinais e sintomas da doença pela população. 
 

 

A campanha enfatiza a necessidade de acompanhamento por um profissional de saúde dos casos suspeitos de Dengue e alertar sobre os riscos da auto medicação pela população.

 

 

 

Ministério aprova projetos do Piauí contra Dengue

 

 

No país, 1.159 planos garantem um adicional de 20% nos valores repassados aos municípios, totalizando R$ 92,8 milhões. Mais de 100 milhões de pessoas serão beneficiadas.
 

 

O Ministério da Saúde aprovou 41 projetos municipais contra Dengue, que garantirão ao Piauí um adicional de R$ 1,6 milhão contra a doença. No país, 1.159 cidades foram selecionadas. Os planos incluem a qualificação das ações de prevenção e controle da doença. Mais de 100 milhões de pessoas serão beneficiadas.

 

 

Sesapi