• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

 

Neste sábado, 4, é celebrado o Dia Mundial de Combate ao Câncer. Com o lema “Juntos é possível”, a UICC (União Internacional para o Controle do Câncer) apelou para as redes sociais para disseminar a importância do diagnóstico precoce e das práticas saudáveis para prevenir a doença. A organização criou um aplicativo no Facebook, com a chamada “Faça alguma coisa”, e convocou manifestações em favor do combate à doença no Twitter.

 

 

 

No site oficial do Dia Mundial de Combate ao Câncer, há uma documento que recolhe assinaturas para um mundo livre da doença (http://www.worldcancerday.org/declaration/sign-world-cancer-declaration).

 

 

 

Todo ano, aproximadamente 12,7 milhões de casos de câncer são descobertos e 7 milhões de pessoas morrem ao redor do mundo em decorrência da doença, de acordo com a organização. O câncer mata mais gente no mundo que a Aids, malária e a tuberculose juntas, mas um em cada três casos poderiam ter sido prevenidos se diagnosticados com antecedência.

 

 

 

Para isso, a UICC recomenda exames de sangue regulares, uma dieta saudável, com muitas frutas, verduras e legumes e menos carne vermelha, um estudo sobre o histórico familiar das doenças e prática diária de exercícios físicos. Se a prevenção não ocorrer e impedir novos casos da doença, dentro de 20 ou 40 anos, o número de doentes deve dobrar. Até 2030, a UICC estima que serão descobertos 26 milhões de novos casos de câncer e aproximadamente 17 milhões de pessoas vão morrer.

 

 

 

Criada em 1993 e com sede em Genebra, na Suíça, a UICC é uma ONG e a maior organização mundial de combate ao câncer, com 400 entidades de 120 países associadas. O objetivo da organização é eliminar o câncer para as próximas gerações.


R7