• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

 

imepeosonoQuando os distúrbios do sono persistem por mais de um mês, é importante tentar identificar as causas. O site 'Health' listou alguns problemas que podem causar essa insônia ou trazer uma noite agitada:

 

 

Dores: dor nas costas, dores de cabeça e problemas nos músculos da mandíbula são as principais causas de dor relacionada à perda de sono.

 

 

 

Doença mental e estresse: a insônia é um sintoma e uma causa da depressão e ansiedade. O cérebro utiliza os mesmos neurotransmissores para o sono e humor e, por isso, é muito difícil saber o que começa primeiro. Situações estressantes como dinheiro ou problemas conjugais podem dar início à insônia.

 

 

 

Ronco: em alguns casos, o ronco é um sintoma de apneia do sono, uma doença associada a doenças cardíacas, pressão alta e derrame.

 

 

 

Fuso horário: atravessar fusos horários afeta o seu relógio interno, que avisa ao seu cérebro para dormir quando está escuro e acordar quando está claro. Seu corpo pode demorar até três dias para se ajustar ao fuso horário e, se você passar por mudanças constantes, poderá sofrer com os problemas de sono crônico.

 

 

 

Trabalho por turnos: uma programação que é contrária ao normal como as dos médicos, por exemplo, podem perturbar o ritmo do seu corpo. As pessoas que trabalham em turnos rotativos têm níveis mais baixos de serotonina, um hormônio e neurotransmissor no sistema nervoso central que ajuda a regular o sono, de acordo com um estudo de 2007 na Universidad de Buenos Aires, na Argentina.

 

 

 

Alterações hormonais: menopausa, menstruação e gravidez são algumas das principais fontes de problemas de sono entre as mulheres. Ondas de calor e seios sensíveis fazem interrupções nos padrões regulares do sono. Segundo a Fundação Nacional do Sono, cerca de 40% das mulheres na perimenopausa - antes da transição para a menopausa) têm problemas de sono

 

 

 

Outras doenças: doença pulmonar ou asma, chiado e falta de ar podem atrapalhar o sono, particularmente no início da manhã. Se você sofre de insuficiência cardíaca pode desenvolver padrões respiratórios anormais. Se sofre de Parkinson e outras doenças neurológicas pode ter a insônia como um efeito colateral.

 

 

 

Remédios

 

Medicamentos podem atrapalhar seu sono, especialmente se você tomá-los perto da hora de deitar ou se a dose aumentar.


Terra