O coordenador da IV Regional de Saúde do Piauí, Vinícius Oliveira, assinou o termo de adesão ao Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade, que tem por objetivo incentivar, ampliar e dimensionar a participação da sociedade brasileira em prol do alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).
De acordo com Vinícius, a ação reforça um objetivo maior de promover a municipalização dos ODM, que no Estado é coordenado pelo núcleo Nós Podemos Piauí. O Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade (MNCS) foi criado em 2004 para conscientizar e mobilizar a sociedade civil, empresas, igrejas, universidades, escolas e os governos para o alcance, até 2015, dos oito objetivos.
Os ODM foram definidos no ano de 2000, para dar resposta aos grandes problemas da humanidade questionados por meio de conferências internacionais realizadas na década de 90. Nestas conferências, foram debatidas as preocupações da época sobre meio ambiente, gênero, desrespeito aos direitos humanos e desenvolvimento social.
A partir destes debates, a ONU criou metas com a finalidade de reduzir as desigualdades sociais e melhorar a qualidade de vida das pessoas. A proposta foi endossada por líderes de todas as nações filiadas à ONU por meio de um grande pacto civilizatório, a Declaração do Milênio, que propôs um esforço coletivo pela equidade e justiça social.
Foram definidos oito objetivos, integrados por um conjunto de metas e indicadores, que os países têm de cumprir até 2015: acabar com a fome, oferecer educação básica de qualidade para todos, reduzir a mortalidade infantil, melhorar a saúde das gestantes, combater a aids, a malária e outras doenças, garantir a qualidade de vida e respeito ao meio ambiente, estabelecer parcerias para o desenvolvimento e promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres.
Governodoestado