• hospital-de-olhos.jpg
  • prefeutura-de-barao.jpg
  • roma.png
  • vamol.jpg

A tuberculose é a principal causa de óbito em portadores do HIV, vírus que causa a Aids e deixa o organismo vulnerável a infecções e patologias. A informação é do Ministério da Saúde, transmitida pela representante do programa nacional de combate à tuberculose, Ana Cecília Paranaguá, durante o primeiro Fórum Estadual Integrado de Tuberculose e Hanseníase no Piauí, que acontece nesta quarta-feira, 2, no Diferencial Buffet, em Teresina.

 

O Fórum tem como objetivo instrumentalizar e atualizar profissionais de saúde nas novas recomendações do programa de Tuberculose e Hanseníase no Brasil. Já na abertura do evento, foi realizado uma homenagem como forma de agradecimento aos profissionais que atuam no combate à tuberculose e hanseníase em todo o Piauí, como a gerente de Atenção à Saúde, Rosa Milanez; a ex-supervisora estadual de hanseníase, Lindalva Marques e a bioquímica Maria de Fátima Lima, do Laboratório Central do Piauí.

 

A Organização Mundial de Saúde não considera a tuberculose como uma epidemia generalizada, mas como uma epidemia concentrada. Apesar de já existirem recursos tecnológicos capazes de promover o controle da doença, ainda não há perspectiva de obter-se, em futuro próximo, sua eliminação como problema de saúde pública, a não ser que novas vacinas ou medicamentos sejam desenvolvidos.

 

 

O evento reúne representantes de todos os municípios do Estado e segue até a próxima quinta-feira, 3.

 

 

Governodoestado