Os brasileiros começam a consumir álcool por volta dos 15 anos, três anos antes do permitido pela lei. O dado é do II Lenad (Levantamento Nacional de Álcool de Drogas) realizado pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) e divulgado nesta quarta-feira, 26. O Brasil tem 20% da população com idade entre 15 e 24 anos, ou seja, é um País jovem, mas que consome álcool sem moderação e cada vez mais cedo, sem distinção entre homens e mulheres.
A pesquisa foi realizada com 1.742 jovens de 14 anos a 25 anos de 149 municípios do Brasil. Ainda conforme os dados da pesquisa, praticamente metade dos jovens consomem álcool e esta taxa é de 26% entre os menores de idade. Entre os que relataram beber, 36% bebem semanalmente — mulheres consomem quatro ou mais doses e homens cinco ou mais. A cerveja é a bebida que mais participa destes eventos sociais.
Dirigir embriagado
O levantamento ainda mostrou que dirigir alcoolizado é um dos comportamentos mais frequentes associados ao consumo de álcool. Quase 35% dos rapazes com carta de motorista admitiu já ter dirigido alcoolizado pelo menos uma vez no último ano. A prática é menos frequente entre o público feminino (4%). No entanto, quase um quarto das meninas já foi passageira de veículo em que o motorista estava embriagado, o que também caracteriza um risco.
R7