A coordenadoria estadual do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) está convocando coordenadores de médicos e coordenadores de enfermagem dos municípios que possuem base descentralizada do Serviço para um treinamento, que será realizado no horário de 8h às 12h do dia 29, na sede do Samu Estadual, localizada à Rua Jiló, nº 3317, bairro Dirceu Arcoverde, Teresina-PI.
Durante o treinamento, os profissionais terão a oportunidade de receber noções sobre o Tele-ECG, sistema que permite a realização de eletrocardiograma (exame utilizado para monitorar a frequência cardíaca de pacientes quando há suspeita de doença cardíaca ou infarto, por exemplo) por telefone.
“O sistema é simples, mas agiliza em muito o diagnóstico e pode representar a diferença entre a vida e morte, por exemplo, para pacientes com infarto agudo do miocárdio. Quando o médico atende um paciente com suspeita de problema cardíaco, na mesma hora faz o eletrocardiograma e a frequência de ondas (obtida com o exame) é transmitida por celular para o Hospital do Coração, em São Paulo. Num prazo de três a cinco minutos, o laudo retorna ao médico, por mensagem no próprio telefone celular”, explica Crhistianne Rocha, diretora estadual do Samu.
Ainda através do mesmo sistema, com a tecnologia móvel o médico regulador vai indicar as medidas que devem ser tomadas e qual o hospital para onde será encaminhado o paciente.
O sistema tem ainda a capacidade de funcionar até mesmo em regiões onde o sinal de telefonia móvel não existir, pois o sistema ECG conta com o suporte de seis linhas - o que praticamente elimina o risco de não se obter contato, numa situação de emergência.
Em áreas em que não haja sinal de celular a transmissão pode ser feita por telefone fixo ou mesmo por telefone público. Uma vez estabelecido o diagnóstico, informa a Regulação do Samu, além de definir qual o melhor hospital para receber o paciente, o novo sistema também permite que sejam tomadas ainda no local ou no trajeto medidas de suporte à vida.
“Informamos ainda que os coordenadores ficarão na responsabilidade de repassar todo o aprendizado no manuseio do aparelho para o restante da equipe da Unidade de Suporte Avançado - médicos e enfermeiros, ao retornarem aos seus municípios e que os mesmos receberão o aparelho logo após o treinamento”, destaca a coordenadora.
govpi