• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

ouvidoPesquisadores descobriram o mecanismo do funcionamento dos ouvidos para entrar e sair da sintonia em uma conversa, o que nos permite falar com facilidade em uma sala lotada e barulhenta. A audição humana é extremamente hábil em se concentrar em apenas uma voz, mas os cientistas ainda não sabiam como. Eles acreditam, a partir do estudo, que existem minúsculos túneis que ajudam no processo. As informações são do Daily Mail.

 

As descobertas foram publicadas no Jornal Biofísico por uma equipe liderada por Jonathan Sellon, com a participação do cientista Roozbeh Ghaffari e do professor de engenharia elétrica Dennis Freeman.

 

A chave, eles descobriram, é uma pequena membrana dentro do ouvido, denominada membrana tectória. A viscosidade depende do tamanho e da distribuição de poros minúsculos, com apenas algumas dezenas de nanómetros de largura.

 

Esses poros fazem a filtragem mecânica que ajuda a identificar sons específicos. A equipe espera que a descoberta possa levar a melhores aparelhos auditivos e até mesmo microfones para dispositivos como telefones. Grande parte da nossa capacidade de diferenciar os sons é a frequência, disse Freeman. No entanto, William Brownell, professor de otorrinolaringologia no Baylor College of Medicine, disse que este “é o primeiro estudo a sugerir que a porosidade pode afetar afinação coclear”.

 

 

Terra