Dias antes do período da festa de carnaval o Hemocentro de Floriano-PI, por meio da diretora Elizabeth Coelho e dos demais servidores, realizou campanhas no sentido de arrecadar bolsas de sangue visando possíveis problemas durante o evento cultural, caso houvesse necessidade. Muito sangue estava estocado. O evento se realizou e praticamente não houve procura.
Numa entrevista ao piauinoticias.com a diretora do órgão, Elizabeth disse que houve procura, mas não foi de forma alterada. “A procura que tivemos foi por conta de pessoas que estavam precisando, mas devido a alguns problemas de saúde ja existentes e não por acidentes ou agressões”, coloca ela.
O Hemopi local deve agora despachar para algumas cidades vizinhas, o sangue que está em estoque, já que o mesmo pode vencer o prazo de uso.
“Devemos mandar sangue para Bom Jesus, Corrente, Uruçui e outras cidades do Piauí. Estamos enviando e já planejamos novas coletas”, conta. Após o carnaval, aqueles doadores voluntários já procuraram o órgão em saúde para doação. O Hemopi deve ter sempre um estoque para o caso de emergências, concluiu.
Da redação
IMAGEM: piauinoticias.com