• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

Beber água é fundamental para a saúde e, além de trazer diversos benefícios e manter o corpo hidratado, pode ajudar também na perda de peso. Como explicou o endocrinologista Alfredo Halpern no Bem Estar desta segunda-feira, 17, estudos mostram que beber água antes das refeições, por exemplo, ajuda a emagrecer já que ela distende o estômago, aumentando a sensação de saciedade e diminuindo a fome. Além disso, a água gelada antes das refeições faz o corpo trabalhar mais e ajuda ainda a queimar mais calorias, como explicou o médico.

 

Fora isso, a água é importante para prevenir pedra nos rins, prisão de ventre e desidratação, como lembrou o fisiologista do esporte Paulo Correia.

 

No entanto, mesmo com esses riscos, tem gente que não bebe de jeito nenhum, como é o caso da coordenadora escolar Nilza Cardana Sinésio, de São Paulo - por achar que a bebida tem gosto ruim, ela evita ao máximo.

 

Além de beber pouca água no dia a dia, a Nilza bebe pouco líquido de maneira geral - em um dia, ela ingere cerca de 650 ml de líquido, mas aumenta essa quantidade para 1.350 ml quando vai para a academia, por exemplo. Segundo o endocrinologista Alfredo Halpern, a recomendação era ingerir 2 litros de água por dia, mas o Ministério da Saúde publicou um novo guia alimentar com a orientação de que a quantia varia para cada pessoa, de acordo com o peso, idade e rotina.

 

De maneira geral, porém, para avaliar se o corpo está bem hidratado, a dica é observar a cor da urina - se ela estiver muito amarelada e escura, pode ser que o corpo precise de mais água; mas se estiver mais clara, é sinal de que o corpo já está bem hidratado. Os especialistas alertam, no entanto, que a primeira urina do dia é sempre mais concentrada, o que não significa que o corpo esteja desidratado. Por isso, é importante observar as mudanças ao longo do dia.

 

O fisiologista Paulo Correia explica ainda que quem não bebe muita água não deve começar a ingerir tudo de uma vez só - da mesma maneira que a recomendação é comer pouco várias vezes ao dia, é ideal beber água várias vezes ao dia em pouca quantidade. Para hidratar mais o corpo, é possível ainda ingerir mais frutas, mas sem deixar de beber água - frutas, como melão, melancia, laranja e abacaxi, por exemplo, são ricas em água, como explicou o endocrinologista Alfredo Halpern. Fora isso, legumes como brócolis, berinjela, alface e pepino também têm água e fazem bem para a saúde.

 

Apesar de algumas frutas e legumes também hidratarem, eles não são as escolhas das pessoas na hora da sede. A repórter Natália Ariede foi às ruas descobrir o que as pessoas bebem quando estão com sede: água natural, água com gás, refrigerante ou suco industrializado? Na enquete feita no site do Bem Estar, a grande maioria dos internautas, 93%, disse que escolhe a água natural na hora da sede. O endocrinologista Alfredo Halpern alerta ainda que as bebidas aromatizadas têm calorias, ao contrário da água natural e com gás, que não têm.

 

Como economizar água?

Economizar água durante o verão é importante para não faltar durante o inverno. Uma das dicas principais é urinar na hora do banho já que cada descarga não dada equivale a, no mínimo, 6 litros de água economizados. Além disso, é fundamental não passar muito tempo no chuveiro - enquanto um banho de 15 minutos gasta de 135 a 150 litros de água, um banho de 5 minutos gasta de 45 a 50 litros apenas. Para diminuir essa quantidade, a recomendação é fechar o chuveiro na hora de se ensaboar, como mostrou a reportagem.

 

 

Outra atitude que ajuda bastante na economia é na hora de escovar os dentes - enxaguar a boca com a torneira aberta gasta cerca de 80 litros de água, enquanto utilizar um copo com água gasta apenas 1 litro. Deixar a torneira aberta é um problema também na cozinha, na hora de lavar a louça. Por isso, a dica é abrir apenas na hora de enxaguar e ainda usar um arejador, um dispositivo que dá pressão na água e reduz muito a quantidade que sai.

 

 

G1