• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

O estado do Piauí já realiza a segunda fase da triagem neonatal, onde os exames de hemoglobinopatia detectam dentre outras patologias, a Anemia Falciforme, doença hereditária (passa dos pais para os filhos) caracterizada pela alteração dos glóbulos vermelhos do sangue, tornando-os parecidos com uma foice, daí o nome falciforme. Essas células têm sua membrana alterada e rompem-se mais facilmente, causando anemia.

 

 

O aparelho para a realização do exame chegou ao Laboratório Central do Piauí (Lacen) na última segunda-feira, 28, e durante toda essa semana os bioquímicos responsáveis pela operação passaram por um treinamento, finalizado nesta sexta-feira, 31. Por mês, o estado realiza uma média de 3 a 4 mil testes do pezinho. O único laboratório que faz os exames no próprio estado é o Lacen. “Na rede privada e em outros hospitais, é realizado a coleta. Neste caso, a amostra é enviada a um laboratório fora do estado e após um período de no mínimo 15 dias o resultado é liberado. Aqui no Lacen, os resultados saem em até dez dias, uma vez que o município ainda precisa enviar as coletas via correios” explica a bioquímica Ana Luisa Eulálio.

 

 

Para que os exames sejam feitos no LACEN é necessário que o município envie a amostra de sangue em papel filtro que, após chegar ao laboratório, será picotado e adicionado com reagentes e colocado na máquina, que em cinco horas dá o resultado da segunda fase. Além da anemia falciforme, Essa segunda fase identifica patologias como, hemoglobina alfa, beta e talocemia.

 

 

 

O Ministério da Saúde preconiza quatro fases para o teste do pezinho. A terceira fase também já está em processo de implantação no Lacen. De acordo com a diretora do Laboratório, Symonara Karina, o aparelho está em processo de licitação. “A solicitação já foi feita, agora é aguardar as tramitações legais para que possamos efetuar a implantação dessa penúltima fase”, comenta a diretora. A quarta fase também está prevista para iniciar ainda no primeiro semestre de 2014.

 

Sesapi