• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

O Dia Mundial de Combate à Hanseníase é lembrado, no Brasil, no dia 27 de janeiro, por conta disso, a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) está recomendando a todos os municípios do Estado que aproveitem a data e realizem ações para informar à população sobre a doença, e o que é mais importante: tem cura.

 

“Em parceria com o Ministério da Saúde, disponibilizamos para os municípios, cartazes e versão digital dos materiais da campanha (cartazes, bandeirolas, banner, busdoor e outdoor, spot para rádios), caso tenham interesse em reproduzi-los”, afirma Eliracema Silva Alves, supervisora da Sesapi.

 

O Dia Mundial da Hanseníase foi criado pela ONU em 1954, pela necessidade de mobilizar a população a respeito de informações sobre causa, tratamento e cura da hanseníase. Desde então, o último domingo do mês de janeiro é sempre usado para lembrar a data.

 

No ano de 2012, o Piauí diagnosticou 1.012 casos novos de hanseníase, destes, 86 em menores de 15 anos, o que significa adulto sem tratamento e demanda oculta. A cobertura dos 224 municípios é de 100%, porém, 14 destes não diagnosticaram casos nos últimos três anos.

 

O Brasil é o 2º no ranking mundial de casos novos, destes, 3,2% estão no Piauí. O estado ocupa o 8º lugar em coeficiente de detecção geral e 11º em número de casos, em relação aos outros 27 Estados.

 

“Recomendamos a busca ativa de casos na população em geral, palestras nas escolas e UBS, entrevistas em rádios locais, panfletagens em pontos estratégicos, veiculação de informes sobre hanseníase em carro de som e mobilização da população e comunidade sobre as ações da hanseníase”, orienta a supervisora.

 

 

Sesapi