O Hospital Regional Tibério Nunes, em Floriano-Piauí, inaugura no próximo sábado, 18, a Casa da Gestante, Bebê e Puérpera (CGBP), que tem a capacidade de acolhimento de até 20 usuárias, entre gestantes, puérperas com recém-nascido e puérperas sem recém-nascido. O governador Wilson Martins e o superintendente de Assistência à Saúde, Pedro Leopoldino, representando o secretário de Estado da Saúde, Ernani Maia, confirmaram presença na solenidade de inauguração da Casa, marcada para as 8:00h.
A Casa situa-se a cerca de 500 metros do Hospital, com fácil acesso à unidade, assim como prevê a portaria do Ministério da Saúde. O imóvel é alugado e possui cinco quartos, dois banheiros, duas salas, uma copa, uma cozinha, uma despensa, uma garagem, uma lavanderia e um amplo quintal com árvores. Foi mobiliada com 15 camas, cinco berços, uma mesa grande para a copa, com 15 cadeiras, além de fogão, geladeira, sofás, televisão, utensílios domésticos, entre outros.
Farão parte da equipe de trabalho da CGBP um coordenador técnico-administrativo, um enfermeiro responsável de segunda a sexta-feira e um enfermeiro plantonista do Hospital para o final de semana. Além disso, um técnico em Enfermagem estará disponível 24h, bem como auxiliar de limpeza e a visita médica, agendada de acordo com o quadro clínico das pacientes e quando solicitada pela equipe de Enfermagem.
“Trata-se de uma residência provisória de cuidado à gestação de alto risco para usuárias em situação de risco, identificadas pela atenção básica ou especializada. Na Casa vamos oferecer acolhimento, orientação, acompanhamento, hospedagem e alimentação”, frisou Pedro Átem Júnior, diretor-geral do Hospital Regional Tibério Nunes.
Cerca de R$ 40 mil foram investidos para a montagem da residência. O valor mensal do aluguel é de R$ 3 mil.
Sesapi