• hospital-de-olhos.jpg
  • roma.png
  • vamol.jpg

Em 2013 o Piauí foi um dos estados brasileiros que mais se destacou no combate e controle da proliferação da Dengue. Para este ano, a meta é seguir com o trabalho intenso de monitoramento junto aos municípios, realizado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), através da coordenação estadual de Vigilância Ambiental. A primeira ação é a divulgação do Calendário Epidemiológico para as secretarias municipais de Saúde.

 

Trata-se de uma ferramenta estratégica de datas e ações que devem ser seguidas pelos municípios no intuito de realizar as atividades em sintonia com os técnicos da Sesapi. Segundo o supervisor do Programa Estadual de Combate à Dengue, Francisco Moraes, a recomendação do Ministério da Saúde é que além das estratégias montadas, os recursos também devem ser aplicados de forma eficaz  e segura, firmando ações concretas de combate ao mosquito.

 

“Antes das primeiras reuniões, os municípios já receberam este calendário, pois nos preocupamos em manter as atividades de prevenção e alertar as secretarias municipais para a importância de continuar as atividades de combate à Dengue. Além das ações, em fevereiro, repassaremos as principais formas de melhor aplicação dos recursos que o Ministério da Saúde enviou recentemente, para ajudar a combater essa doença”, destacou.

 

No Piauí existem 70 municípios prioritários que recebem o monitoramento intensivo da Sesapi no combate à Dengue. Ainda em dezembro de 2013 o Ministério da Saúde enviou pouco mais de três milhões de reais para serem investidos no combate à doença.

 

 

Sesapi