O Centro de Testagem e Aconselhamento de DST/HIV/AIDS e HEPATITES VIRAIS (CTA), entidade de Floriano, programou uma série de atividades no Dia Mundial de Luta Contra a AIDS. O evento foi realizado na Praça Sebastião Martins (centro) e durou toda a manhã desta sexta-feira, 29. O secretário de Saúde do município, Bigman Barbosa (foto), abriu a solenidade, acompanhado da coordenadora do CTA, Glorismar Barguil e de outras autoridades locais.
De acordo com a coordenadora CTA, Glorismar Barguil, as atividades foram focadas ao incentivo do uso da camisinha, com ações junto aos motoristas nas imediações da Praça Sebastião Martins. Uma equipe de profissionais da saúde fez panfletagem e distribuição de camisinhas e teste rápido de HIV.
Em Floriano, o CTA oferece acompanhamento a 44 pessoas que vivem com HIV/AIDS, sendo que boa parte está em tratamento. Outros casos de Hepatite B e C também são acompanhados pelo órgão.
O CTA disponibiliza às pessoas com HIV/AIDS, atendimento ambulatorial, consulta médica, assistência farmacêutica, atendimento psicológico, atendimento de enfermagem, exames de Biologia Molecular e de Laboratório. A Campanha Alusiva ao Dia Mundial de Luta Contra a AIDS em Floriano se estende até dia 4 de dezembro.
Com informações da SECOM