Foi aberta nessa segunda-feira, 25, a Semana do Doador de Sangue no hemocentro, que tem as instalações nas proximidades do Hospital Regional Tibério Nunes, bairro Manguinha. Estavam presentes autoridades locais e de acordo com a coordenadora do órgão, Elizabeth Coelho, consta na programação a entrega de certificados as pessoas e órgãos que costumam contribuir com as ações do Hemocentro.
Uma das autoridades presentes foi o presidente do poder Legislativo, vereador Manoel Simplício (PV). “Trata-se de uma ação importante, pois tudo que é feito em benefício da vida merece destaque. O Hemocentro local vem sendo melhorado com as ações das pessoas que passaram e estão na direção e fazemos um apelo aos doadores que estão habilitados que doe, que compareçam e façam parte dessa campanha”,disse o presidente da Câmara.
O secretário de Saúde, médico Bigman Barbosa, que esteve na solenidade de abertura disse que é uma ação de muita importância para a comunidade local e para população da região. “Além de estar secretário de saúde, sou cirurgião e sei da importância que é essa doação voluntária de sangue”, declarou o secretário Bigman. A ação do Hemocentro se dá graças a várias parcerias firmadas com órgãos e entidades locais.
Informações importantes
Para doar sangue é preciso levar um documento original com foto e atender a alguns requisitos. O voluntário deve pesar no mínimo 50 kg, ter idade entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos devem apresentar autorização por escrito de um dos pais ou responsável legal), apresentar boas condições de saúde, estar bem alimentado e descansado.
Não pode ser doador quem está amamentando (se o parto ocorreu há menos de 12 meses), quem fez tatuagem no último ano ou quem ingeriu bebida alcoólica nas últimas 4 horas.
Da redação
IMAGENS: piauinoticias.com