O Hospital Regional Tibério Nunes (HRTN) está realizando o 2º Mutirão de Cirurgia Pediátrica, promovido pelo Governo do Estado, através do Programa Força Estadual de Saúde. Nesta quinta-feira (21), logo no início da manhã, foram realizadas mais de 80 consultas.
É a segunda vez que o HTN participa da ação e realizará diversas cirurgias de fimose, hérnia inguinal, hérnia umbilical, hidrocele, dentre outras de pequeno porte. De acordo com o médico Edinaldo Mendes, diretor do Hospital Infantil Lucídio Portella em Teresina e coordenador do Programa Força Estadual de Saúde, a realização do “mutirão” beneficia muitas crianças, uma vez que diminui o tempo de espera daqueles pacientes que já estavam com procedimentos agendados na unidade e, ao mesmo tempo, possibilita que outras crianças que já possuem o diagnóstico dessas patologias, façam o procedimento cirúrgico. Segundo ele, a estimativa é que sejam realizadas mais de 60 cirurgias em Floriano.
As crianças que serão submetidas às cirurgias serão avaliadas previamente através de consultas especializadas e exames que constataram as condições perfeitas para a realização da cirurgia. Der acordo com informações do médico Carlos Henrique Rabelo, o programa beneficia crianças de baixa renda de todo o Estado e ajuda a diminuir os problemas. Para o médico Carlos Henrique Rabelo, que faz parte da equipe de médicos, as cirurgias vão restaurar a saúde e melhorar a qualidade de vida dos pacientes.
“Há muitos pacientes pediátricos com má formações congênitas no sistema gênito urinário e no abdômen, que causam problemas funcionais e também grande estigma nas crianças. Por isso, as correções cirúrgicas são muito importantes”, disse ele. O diretor do HRTN, médico Pedro Atem Junior, afirmou que o mutirão vai contribuir para reduzir as filas de espera para cirurgias infantis em Floriano. “O programa ajuda a desafogar os principais hospitais da capital”, assinalou.
FONTE: ASSESSORIA HTN
IMAGEM: WALDEMIR MIRANDA