• hospital-de-olhos.jpg
  • roma.png
  • vamol.jpg

A necessidade de criar uma legislação específica que ampare os pacientes renais crônicos é um dos temas centrais do I Fórum Nacional dos Pacientes Renais Crônicos e Transplantados. O evento, que terá início nesta quinta-feira, 7, no auditório da Associação Industrial do Piauí, traz a Teresina entidades dos estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Goiás, Maranhão, Amapá e Rondônia, além do Distrito Federal.

 
O coordenador da Comissão Nacional dos Pacientes Renais, Renato Padilha, afirma que as dificuldades enfrentadas são maximizadas pela falta de uma atenção maior do poder público. “Precisamos de leis que assegurem direitos a essa parcela da população que já é tão fragilizada pela doença”, destaca. O presidente da Associação Piauiense de Doentes Renais, Ozias Lima, acredita que discussões como essa podem ajudar a combater descasos, como o recorrente atraso na entrega de medicamentos excepcionais aos 1.600 pacientes renais do Piauí. “A falta deles pode levar ao óbito”, denuncia.

 
O evento segue durante toda a sexta-feira, abrindo espaço para temas como prevenção das doenças renais, transplantes e doações de órgãos, diálise peritoneal, importância do tratamento psicológico para pacientes e familiares, hemodiálise e seus avanços, vida social do paciente, tipos de alimentação dos pacientes renais crônicos e riscos da desobediência à dieta.
 

Para a presidente da Associação dos Renais Crônicos de Caxias do Sul (RS), Isoldi Chies, o maior objetivo do evento é fomentar o surgimento de lideranças que somem esforços nessa luta. “No Brasil existem cerca de 100 mil pessoas em hemodiálise, sem falar nos transplantados. Imagine do que seriam capazes se estivessem unidos. Organizados, terão mais força para reivindicar direitos”, afirma.

 forumcartazsaude

PROGRAMAÇÃO

Dia 07/11/13 – Quinta-feira
 

18h – Coffee Break e credenciamento

18h30 – Abertura oficial do evento

19h10 – Painel 1 - “Criação de legislação específica”

19h50 – Painel 2 - “Situação atual dos transplantes no estado”

20h30 – Painel 3 - “Prevenção das doenças renais”

21h10 – Encerramento.

 

Dia 08/11/13 – Sexta-feira (manhã)

 

8h – Café da manhã

8h40 – Painel 1 - “Planejamento de novos desafios”

9h20 – Painel 2 - “Transplantes e doações de órgãos: desafios”

10h – Painel 3 - “Diálise Peritoneal”

10h40 – Painel 4 - “A importância do tratamento psicológico para pacientes e familiares”

11h20 – Encerramento

 

Dia 08/11/13 – Sexta-feira (tarde)

 

14h – Painel 1 - “Direitos e benefícios”

14h40 – Painel 2 - “Hemodiálise e seus avanços, benefícios e prevenção da doença renal”

15h20 – Coffee Break

15h40 – Painel 3 - “Vida social do paciente após adquirida a insuficiência renal crônica”

16h20 – Painel 4 - “Tipos de alimentação dos pacientes renais crônicos e riscos da desobediência à dieta”

17h – Encerramento



INFORMAÇÕES

Cristal Sá

(86) 9986-3312