O Piauí recebeu na noite deste sábado, 26, uma nova leva de estrangeiros do programa Mais Médicos. São 27 profissionais de Cuba que irão trabalhar em municípios do interior do Estado.
O desembarque aconteceu às 21:40h no aeroporto Petrônio Portella de um avião da Força Aérea Brasileira (FAB), depois de passarem por três semanas de capacitação em Fortaleza-CE.
Os médicos permanecem em Teresina durante toda semana e de terça, 29, a sexta, 01, passarão por uma semana de acolhimento com palestras na Escola Fazendária e Associação Piauiense dos Prefeitos Municipais (APPM).
Os profissionais devem reforçar equipes de saúde básica em 16 municípios do Estado, entre eles: Barras, Esperantina, Parnaíba, Luís Correia, Corrente, Pio IX, dentre outros.
Já estão no Piauí
Em setembro, o Piauí recebeu 19 médicos cubanos e um piauiense formado no exterior. Antes de seguirem para os municípios indicados, eles passaram por uma semana de treinamento em Teresina, para se habituarem ao sistema de saúde no Estado.
O Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado do Piauí (Cosems) está à frente da recepção aos médicos cubanos novamente.
Na última sexta-feira, cerca de dois mil profissionais, sendo 180 cubanos, fizeram o teste que fecha a capacitação de três semanas, a qual todos são submetidos antes de irem aos postos de trabalho. As provas acontecem em Brasília (DF), Fortaleza (CE), Vitória (ES) e Belo Horizonte (MG).
Cidadeverde