• hospital-de-olhos.jpg
  • roma.png
  • vamol.jpg

O governador Wilson Martins e o secretário de saúde Ernani Maia lançam, nesta quinta-feira, 24, às 11:30h, a Força Estadual da Saúde (FES-SUS). A Força é um programa de cooperação da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí, que tem como objetivo a prevenção de fatores de risco, doenças e agravos de relevância epidemiológica, prestação de assistência médica, odontológica e psicológicas a populações desassistidas, bem como a implantação de instalações sanitárias em situações onde esteja caracterizada a situação de risco à saúde pública.

 

É uma ação permanente, que tem início pela cidade de Floriano na sexta, 25 e sábado, 26, na área de cirurgia pediátrica. Médicos do estado vão realizar cirurgias de média complexidade nas áreas de oftalmologia, ortopedia, cirurgia-geral, ginecologia, urologia e cirurgia-pediátrica em cidades do interior. “Os médicos já estiveram em Floriano fazendo uma triagem e selecionaram 70 crianças que precisam passar por um procedimento cirúrgico”, explica o secretário Ernani Maia.

 

As cirurgias serão realizadas no Hospital Regional Tibério Nunes. Compõem a FES-SUS, quatro cirurgiões, três anestesiologistas, três enfermeiros e quatro técnicos auxiliares. Os profissionais foram selecionados através de inscrição realizada no site www.saude.pi.gov.br

 

“Estamos discutindo esse trabalho há mais de seis meses para tentar minimizar a falta de profissionais no interior. Tudo foi discutido com as entidades médicas. A Força Estadual da Saúde vai trabalhar em regiões que estejam desassistidas”, afirma o secretário de saúde, Ernani Maia.

 

 

Ernani conta ainda que a Força terá, ainda, um papel de ensino e aprendizagem. “Teremos um convênio com a UESPI, através da Facime, onde poderão estar os preceptores com os residentes, os acadêmicos e os médicos efetivos do estado nos locais onde tem desassistência”, afirma o gestor.

 

govpi