• hospital-de-olhos.jpg
  • roma.png
  • vamol.jpg

caldosCaldinho e sopa de feijão, de legumes, de carne, de frango ou peixe: qual você prefere? As opções são tantas e tão diferentes, mas todas trazem benefícios importantes para a saúde. No Bem Estar desta quinta-feira, 17, a pediatra Ana Escobar e a nutricionista Evie Mandelbaum explicaram as propriedades desses alimentos e como prepará-los e consumi-los.

 

Quando acrescidos de certos nutrientes, os caldos podem ajudar até mesmo a prevenir alguns problemas de saúde e acelerar o tratamento de doenças. As canjas com açafrão, por exemplo, ajudam a combater o envelhecimento precoce e o colesterol alto; já as cebolas usadas para reforçar o caldo de feijão ajudam ainda na prevenção do Mal de Alzheimer e Parkinson e doenças relacionadas ao sistema cardiovascular.

 

Rápidos e práticos de serem feitos, os caldos podem ser consumidos antes de uma refeição, para aliviar a fome, ou como tempero de alguns alimentos, como arroz, feijão e carnes, por exemplo. Se houver pedaços maiores de carne, frango, peixe, legumes e vegetais, no entanto, ele vira uma sopa, que é preparada para o consumo direto e não como tempero ou base de um prato. Os caldos podem ser congelados por até 3 meses ou guardados na geladeira por até 2 dias e, se forem feitos em casa, não têm sódio e gordura e têm poucas calorias, como lembrou a nutricionista Evie Mandelbaum.

 

De acordo com a especialista, os caldos devem ser preparados sempre em uma panela grande e nunca na panela de pressão já que o objetivo é cozinhar os ingredientes lentamente para que o sabor fique na água. Depois de preparados e quando estiverem frios, eles podem ser colocados em copos ou sacos plásticos – na hora de usá-los, no entanto, não é preciso descongelá-los, apenas colocá-los diretamente na panela.

 

Confira abaixo como preparar as receitas:

 

Caldos de carne, legumes ou frango

Ingredientes:

1 chuchu

1 abobrinha

1 cenoura

1 talo inteiro de salsão

1/4 do maço de diu

1 cebola inteira com cascas (se não for bater no liquidificador)

1 dente de alho (se for dourar)

3 litros de água

*Para o caldo de carne, prefira as magras, com pouca gordura

*Para o caldo de frango, use o peito ou a sobrecoxa sem pele. Deixe de fora as partes que não são nobres, como as asinhas.

 

Opções de preparo

- Corte os legumes e a cebola com casca em pedaços grandes. Coloque todos os ingredientes em uma panela com 3 litros de água. O frango deve ser usado inteiro, não é preciso cortá-lo.

 

- Deixe cozinhar por 30 minutos. Retire os ingredientes e fique com o caldo. Os ingredientes podem ser reaproveitados em outros pratos. O frango pode ser desfiado e os legumes batidos e misturados ao molho de tomate. Esta receita não deve ser feita com carne vermelha, pois ela precisa ser selada antes de colocada na água. Se quiser, bata tudo no liquidificador para o caldo ficar mais grosso e com mais fibras.

 

- Pique a cebola, esprema um alho e coloque na panela antiaderente sem óleo. Deixe-os dourar, coloque o frango ou a carne para selar. Acrescente 3 litros de água e os ingredientes cortados em pedaços grandes, com casca. Deixe cozinhar por 30 minutos. Retire os ingredientes e deixe somente o caldo.

 

Caldo de peixe

Ingredientes

1 peixe de carne branca, como pescada ou robalo

Sal

Coentro

Cebolinha

Azeite

Cebola

Alho

Tomate

Pimentão

Cheiro verde

Suco de limão

Pimenta do reino

Leite de coco

 

Preparo

Retire a espinha mais grossa e cozinhe o peixe com água, sal, coentro e cebolinha até virar um caldo ralo. Refogque no azeite a cebola, o alho, o tomate, o corante, pimentão e cheiro verde e acrescente pimenta do reino, suco de limão e os pedaços de peixe em cubos. Deixe ferver por 5 minutos. Depois acrescente o caldo, leite de coco e mais duas colheres de sopa de dendê. Deixe ferver mais um pouco, acrescente farinha de mandioca dissolvida em água.

 

Caldo de camarão

Ingredientes

Camarão sem casca

Pimenta do reino

Alho

Sal

Leite de coco

Macaxeira

Farinha de trigo

 

Preparo

Triture o camarão e amoleça as verduras no caldo. Acrescente a pimenta do reino, alho, sal e, depois quando amolecer tudo, coloque leite de coco e um pouco de macaxeira moída com farinha de trigo para dar consistência ao caldo. Coloque dentro da pena o camarão e deixe ferver.

 

G1

Imagem: Ilustrativa