• hospital-de-olhos.jpg
  • roma.png
  • vamol.jpg

No Brasil, cerca de 11 mil pessoas são internadas por complicações da catapora, todos os anos. No Piauí, a Coordenação Estadual de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) distribuiu, no último mês de setembro, cerca de 10 mil doses para a vacinação de aproximadamente cinco mil crianças, com até 15 meses de nascidas.

 

“O Ministério nos enviou 15 mil doses da vacina tetra viral e, dessas, enviamos 10 mil para todo o Estado, pois existem cidades onde o número de crianças que necessitam da vacina varia e por isso enviamos doses a mais. Estocamos as cinco mil doses restantes para um eventual remanejamento dos postos de saúde que possam precisar da vacina, tanto aqui na capital, quanto no interior”, disse Doralice Lopes, coordenadora de Imunização da Sesapi.

 

A catapora é uma doença infecciosa e atinge, principalmente, as crianças. As maiores chances de contaminação ocorrem entre os meses de agosto e dezembro. O Ministério da Saúde oferece a vacina tetra viral, que, além da catapora, protege contra sarampo, caxumba e rubéola. A coordenadora de Imunização reforça que a melhor prevenção da catapora é a vacina e que, por isso, é fundamental levar as crianças para serem imunizadas nas unidades de saúde do SUS.

 

"A Sesapi, em parceria com o Ministério da Saúde, tem buscado mostrar à população a importância de vacinar nossas crianças contra a doença. É importante que os pais levem as crianças que tiverem completando 15 meses de idade, pois agora, ao contrário das demais campanhas, as doses são oferecidas sem tempo determinado, já que são dadas através de uma vacina combinada. Assim diminuímos  o número de injeções aplicadas, facilitando a adesão aos programas de imunização em todo o Estado", avalia.

 

govpi