• hospital-de-olhos.jpg
  • roma.png
  • vamol.jpg

A Secretaria Estadual da Saúde (Sesapi) está implantando e organizando a Central de Regulação de leitos no Estado. Na manhã desta sexta-feira, 4, diretores de hospitais de referência, o secretário estadual da Saúde, Ernani Maia, e secretário municipal de Saúde, Noé Fortes, participaram de reunião no auditório do Hospital Getúlio Vargas para definir como vai funcionar a regulação dos leitos no Estado.

 

Ernani Maia disse que o objetivo é garantir o atendimento a todo cidadão que precisar de um leito em qualquer hospital da rede SUS. “Isso será possível com a organização do Sistema e a regulação do atendimento por nível hierárquico”, explica o secretário.

 

 

Para o consultor da regulação do Ministério da Saúde, Cláudio Duarte, a Regulação permite garantir  o acesso dos pacientes mais organizado e com eficiência. “A regulação dos leitos vai hierarquizar a complexidade do atendimento e permitir que o usuário seja atendido de forma mais ágil dentro de suas reais necessidades”, explica.

 

A diretora da Unidade de Controle, Avaliação, Regulação e Auditoria (Ducara), Patrícia Batista, a regulação vai acontecer em três níveis: leitos de urgência e emergência, de UTI e leitos de retaguarda. Ela explica que cada hospital de referência vai contar com um Núcleo Interno de Regulação que vai ser responsável em controlar o fluxo de pacientes e gerenciar as informações em cada Unidade e a central de regulação do Estado vai permitir o gerenciamento de todos os leitos estaduais.

 

 

“A Central vai contar  com 14 médicos reguladores e dentro de 60 dias vai está funcionando”, afirma Patrícia Batista.

 

govpi